27 de Maio de 2024
27 de Maio de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Fatos de Brasília Quarta-feira, 20 de Março de 2024, 11:42 - A | A

Quarta-feira, 20 de Março de 2024, 11h:42 - A | A

agricultura familiar

Jayme defende que produção de pequenos agricultores atenda estoques da União

Jayme quer produtos da agricultura familiar em hospitais, nas forças armadas e unidades prisionais

Adriana Assunção/Fatos de Brasília

O senador Jayme Campos (União-MT) defendeu na sessão Plenária desta terça-feira (19.03), a ampliação de aquisições de alimentos da agricultura familiar para abastecer prioritariamente os estoques estratégicos da União. A declaração foi durante discurso em defesa do Projeto de Lei 2.500/2022, de sua autoria, em tramitação na Câmara dos Deputados.

“Que os produtos dos pequenos produtores possam ser direcionados não só nas escolas e creche como ocorre atualmente, mas também para hospitais públicos, estabelecimentos das forças armadas, unidades prisionais e redes de assistência social”, declarou o senador. 

Segundo o senador, trata-se de uma proposta que não provoca nenhum aumento no impacto fiscal e nem afeta as diretrizes do orçamento da União.

Ao cobrar a conclusão do trâmite legislativo, o senador enfatizou que o setor representa 77% de todas as propriedades rurais do país. Ele destaca a produção de cerca de 70% do feijão, 34% do arroz, 87% da mandioca, 60% da produção de leite e 59% do rebanho suíno. “São produtores de cunho sustentável que ajudam a fortalecer a economia local.”

AGRICULTURA INDÍGENA

O senador Jayme Campos também fez um relato aos demais senadores da visita que fez a Terra Indígena Umutina, em Tangará da Serra, região do médio Norte de Mato Grosso. Na ocasião, os indígenas receberam duas camionetes – adquiridas com recursos de emenda orçamentária – para uso no transporte de produção. Os indígenas produzem, entre outros, mandioca, arroz, feijão, café, goiaba e milho verde.

“Eles pedem oportunidade. Não querem viver mais sob a tutela da Funai. Sobretudo, o que se percebe e que eles querem produzir. Eles querem ter automóvel, querem ter ar-condicionado, querem ter internet”, observou o senador.

O senador destacou ainda, que os indígenas querem também transformar aquela reserva para o ecoturismo devido as grandes potencialidades naturais. O pedido foi feito há 3 anos a Funai e segue sem resposta.

Leia também - Fiscais estão proibidos de ficarem "escondidos" em pontos estratégicos de VG para multar motoristas

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760