26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Esportes Terça-feira, 11 de Setembro de 2012, 08:28 - A | A

Terça-feira, 11 de Setembro de 2012, 08h:28 - A | A

Seleção brasileira

Brasil faz 8 a 0 na China e reencontra aplausos da torcida

COM TRÊS GOLS DE NEYMAR, SELEÇÃO DE MANO RECEBEU APLAUSOS DO PÚBLICO NO LUGAR DE VAIAS NO ESTÁDIO DO ARRUDA, NO RECIFE, NA NOITE DESTA SEGUNDA-FEIRA

Reuters

 

O Brasil jogou contra a inexpressiva seleção chinesa, o adversário ideal para aplicar uma goleada de 8 x 0, com três gols de Neymar, e receber os aplausos do público no estádio do Arruda, no Recife, nesta segunda-feira, ao contrário das vaias que marcaram a vitória apertada sobre a África do Sul no feriado da Independência.

O Nordeste, e o Recife em especial, são um tradicional centro de apoio à seleção brasileira em momentos difíceis, e o palco não poderia ser mais apropriado para o momento vivido pelo criticado time do técnico Mano Menezes, após a derrota na final olímpica para o México e a vitória nada convincente por 1 x 0 sobre os sul-africanos, em São Paulo, na sexta-feira.

Depois da goleada, os jogadores se reuniram no centro do gramado para agradecer o apoio. "Essa é a conexão que a gente tem que ter com a torcida. A gente é consciente do que tem que melhorar, mas sem eles (torcida) a gente não pode melhorar. Com a ajuda deles tudo vai ser mais fácil. A seleção brasileira é de todos, e se houver essa conexão o trabalho flui bem", disse o lateral Daniel Alves ao deixar o campo.

O time, que foi vaiado diversas vezes no Morumbi - sem exceção até mesmo para o atacante Neymar, que foi chamado de "pipoqueiro" - recebeu o apoio do torcedor no Arruda desde o início contra os chineses, apesar de não ter começado a partida bem. O estádio, no entanto, não estava cheio e as imagens de televisão mostraram espaços vazios na arquibancada.

Somente depois que Ramires abriu o marcador, aos 22 minutos de jogo, numa arrancada pela esquerda em que fez tabela com Oscar antes de tocar por cima do goleiro, que o time melhorou em campo.

Três minutos depois, Hulk deu passe para Oscar e este fez cruzamento rasteiro para Neymar empurrar para as redes. Na comemoração, o atacante do Santos exibiu um sorriso e, ao sair para o intervalo, explicou que "ninguém tira o meu sorriso, independentemente das vaias ou dos elogios."

Além dos 2 x 0 no primeiro tempo, o Brasil acertou uma vez a trave, com Neymar logo no início do jogo, e o travessão com Oscar, num chute praticamente embaixo da baliza. Neymar também perdeu uma chance cara a cara com o goleiro Zeng Cheng ao tentar encobri-lo duas vezes na mesma jogada. O chinês defendeu.

No segundo tempo, o Brasil deslanchou para alcançar a maior vitória sob comando de Mano Menezes. Ao contrário dos gritos de olé do Morumbi, que eram uma ironia quando a África do Sul atacava, desta vez o time brasileiro ouviu o olé das arquibancadas ao trocar passes no campo chinês com a goleada garantida.

Lucas fez o terceiro gol da seleção brasileira logo aos três minutos da etapa final, com um toque rasteiro no canto após nova jogada de Hulk e Oscar. O quarto foi de Hulk - autor do gol da vitória contra a África do Sul, quando entrou no segundo tempo, e que foi titular contra a China no lugar de Leandro Damião --, aproveitando rebote de um chute de Neymar que acertou o travessão.

Neymar fez o segundo e o terceiro gols dele no jogo, o quinto e o sexto do Brasil, com apenas 14 minutos decorridos na etapa final. Ao sair de campo para dar lugar a Jonas, o atacante teve seu nome gritado pela torcida.

A goleada teve ainda um gol contra de Liu Jianye e um pênalti convertido por Oscar após falta sofrida por Marcelo dentro da área.

A China, que já está eliminada das eliminatórias asiáticas para a Copa do Mundo de 2014, disputou apenas cinco partidas em 2012, com vitórias sobre Jordânia e Vietnã, um empate com Gana e derrotas para Suécia e Espanha por 1 x 0 -- resultados considerados surpreendentes pela pequena diferença, principalmente diante dos espanhóis, atuais campeões do mundo e bicampeões da Europa.

A seleção chinesa, que disputou apenas uma Copa do Mundo em sua história (em 2002), ocupa apenas a 78a posição no ranking da Fifa, quatro posições atrás da África do Sul. O Brasil é o 12o na mesma lista, a segunda pior posição de sua história no ranking, que é liderado pela Espanha.

Em todo jogo, os chineses criaram só duas chances de gol, a melhor delas numa cabeçada de Zhang Yuan após cobrança de escanteio. O goleiro Diego Alves salvou numa bonita defesa de reflexo.

O próximo compromisso da seleção brasileira será contra a Argentina, no dia 19 deste mês em Goiânia, no primeiro de dois jogos disputados apenas com jogadores que atuam nos dois países.

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760