04 de Agosto de 2025
04 de Agosto de 2025

Editorias

icon-weather
04 de Agosto de 2025
lupa
fechar
logo

Empreendedorismo Domingo, 03 de Agosto de 2025, 15:30 - A | A

Domingo, 03 de Agosto de 2025, 15h:30 - A | A

EMPREENDEDORISMO

Funcionária pública cria pizzaria e mantém sonho do pai vivo

Funcionária pública e marido transformam ponto comercial em negócio próspero

Lucione Nazareth/VGN

A história de Renata Rita Barros da Silva, 39 anos, é a prova de que a força de vontade pode transformar vidas. Servidora pública em Várzea Grande, ela e o marido, Anderson Garcia, 40, são donos de uma pizzaria que mantém vivo um sonho de família. O negócio, que completou sete anos, no bairro 24 de Dezembro, nasceu da visão de seu pai, José Corrêa da Silva.

Em 2005, José comprou um bar com um objetivo claro: "Meu pai dizia que não queria que a gente trabalhasse para os outros", lembra Renata. Mas a jornada foi interrompida de forma precoce com sua morte, vítima de cirrose. A mãe de Renata, Aldete Pedroso de Barros, tentou manter o bar, mas fechou em 2006.

O ponto ficou parado por mais de uma década, até que, em 2018, Renata e Anderson decidiram resgatar a herança do pai. Com o dinheiro da rescisão de Anderson, que deixou o emprego formal para se dedicar ao novo negócio, a pizzaria começou a tomar forma. "Começamos bem pequenos, numa cozinha apertada, com massa comprada pronta", conta Renata. "Depois, meu marido fez um curso e aprendeu a fazer a massa, e fomos investindo tudo o que podíamos."

Hoje, o que era um pequeno empreendimento se tornou um negócio próspero. A pizzaria atende o bairro com delivery próprio e emprega 11 pessoas nos fins de semana. O trabalho é intenso: de terça a domingo, com folga às segundas e um domingo por mês. Durante o dia, Renata atua na educação municipal e cuida de sua mãe e um tio. À noite e nos fins de semana, ela se dedica totalmente à pizzaria, atendendo clientes e ajudando na produção.

O empreendimento, que começou com a família — Renata, Anderson e a irmã Rayelle —, é hoje um símbolo de superação. "A gente não desiste fácil. Um dia as vendas são boas, outro nem tanto, mas seguimos investindo, comprando forno, reformando", diz Renata, que se orgulha de ver o sonho de seu pai se concretizar em cada pizza vendida.

Leia Também - Costureira faz da maternidade sua motivação para empreender

Siga o Instagram do VGN:  (CLIQUE AQUI).

Participe do Canal do VGN e fique bem informado:  (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760