O Ministério Público Eleitoral (MPE) pediu a impugnação de duas candidaturas a prefeito de Jaciara (a 142 km de Cuiabá). Um dos pedidos é contra o atual prefeito e candidato à reeleição, Abduljabar Galvin (PSDB).
No pedido, o MPE afirmou encontrou inconsistências no Demonstrativo de Regularidade dos atos Partidários (DRAP), documento que analisa a validade das candidaturas dos partidos e coligações.
“Observa-se, em verdade, que a dissidência se constatou em especial porque a agremiação partidária PROGRESSISTAS (PP) se encontra como integrante, simultaneamente, de duas coligações para eleições majoritárias, sendo estas: JACIARA NO CAMINHO CERTO e PARA O BEM DE JACIARA. Em que pese a ata do referido partido, anexada aos autos, realizada em 15 de setembro de 2020, ter aprovada, por unanimidade, a proposta de coligação à chapa majoritária formada pelos partidos: PSB, PT, PV, PDT, DEM, PL, PROS e REPUBLICANOS, conhecida como PARA O BEM DE JACIARA, o que se conclui é que o partido não chegou a um consenso interno sobre seus candidatos”, diz trecho extraído do pedido.
O Ministério Público Eleitoral ainda pediu o indeferimento da candidatura do contador Cláudio Ximenes (PSL), apontando ter constatado ausência da certidão da Justiça Federal de 1º grau e da cópia da ata de convenção.
"No caso em apreço, o requerimento está instruído de forma incompleta, mesmo em consulta ao sistema divulgacand, constata-se a ausência da certidão da Justiça Federal de 1º grau. Também não se vislumbra a cópia da ata da convenção”, diz trecho extraído do pedido do MPE.