15 de Julho de 2025
15 de Julho de 2025

Editorias

icon-weather
15 de Julho de 2025
lupa
fechar
logo

Eleições 2020 Quinta-feira, 01 de Outubro de 2020, 14:00 - A | A

Quinta-feira, 01 de Outubro de 2020, 14h:00 - A | A

Eleição 2020

Emanuel diz que Contorno Leste será fundamental para desenvolvimento econômico de Cuiabá

Adriana Assunção/VG Notícias

O candidato à reeleição, prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB) em entrevista na manhã desta quinta-feira (01.10) afirmou que a gestão que "segurou a onda" no período pandêmico com equilíbrio e responsabilidade tem todas as condições projetar o crescimento econômico de Cuiabá no pós-pandemia.

Ele destacou que a principal proposta no seu Plano de Governo será na divulgação da agenda 21 - Cuiabá 2050 – , que é a preparação de Cuiabá para os próximos 30 anos a partir de 2021.

“A mudança chegou em Cuiabá a partir de janeiro de 2017, o primeiro dia que assumi a Prefeitura implantamos uma gestão humanizada, sem discriminação voltada para todos, mas priorizando os mais carentes e humildes. Agora que vem o desafio pós-pandemia, então, quem segurou a onda, trabalhou com equilíbrio e responsabilidade no período pandêmico. Tem todas as condições de projetar o pós-pandemia”, disse o candidato em entrevista à Rádio Jovem Pan.

Um dos projetos pós-pandemia, segundo Pinheiro, é o Programa Qualifica Cuiabá da Assistência Social com a valorização da economia criativa associada à qualificação e capacitação das pessoas, principalmente na economia informal. “Essa mudança proposta em Cuiabá merece continuar porque o resultado está sendo positivo. Uma gestão realizadora, de entrega que estimula, respeita e valoriza o servidor que ao nosso lado nos ajuda a transformar a cidade, focando nas pessoas, na melhoria da qualidade de vida da população, principalmente os mais humildes e carentes”, disse o prefeito.

Entre as ações para fomentar e recuperar a economia de Cuiabá, Emanuel destacou que está buscando linha de crédito junto ao Governo Federal para criar linhas especificadas para ajudar na recuperação do setor produtivo e das atividades econômicas, que foram penalizadas no período da pandemia.

“Muitas delas (empresas) não resistiram à crise fecharam as portas e estão atoladas de dívidas e precisa de impulso, que o município não tem recurso próprio para isso, mas tem condições de ajudar, já estamos trabalhando junto ao Banco do Brasil e a Caixa Econômica para criar linha de credito, aonde a Prefeitura pagaria os juros. Teríamos um prazo de carência, seis meses ao ano, num prazo de dois a cinco anos para pagamento do financiamento do empréstimo contraído. Isso está sendo construído também para um futuro próximo”, afirmou Pinheiro.

E acrescentou: “Além de tudo isso, a política de incentivo fiscal, temos a lei que reduz o ISS e IPTU das faculdades, que levarem cursos para centro histórico.”

O candidato também enfatizou que no plano de recuperação da economia a avenida Contorno Leste será fundamental para o desenvolvimento econômico da cidade.

“Todos os 17 km e 300 metros do Contorno Leste estão sendo planejadas na sua ocupação urbana como polos de geração de emprego e renda. Além da solução da mobilidade urbana e do trânsito, vamos fazer do Contorno Leste um polo eixo do desenvolvimento com a criação em toda sua extensão geração de emprego e renda e de negócios rentáveis para a região, o reflexo para todas as microrregiões ao seu entorno”, pontuou.

Emanuel destacou ainda os seus planos para resgatar o turismo na Capital. Ele explica que Cuiabá chama atenção pela sua história de 300 anos, pela cultura enraizada e gastronomia típica. Para o prefeito, o primeiro passo foi desvincular a Secretaria de Turismo da Secretaria Esporte e Cultura para planejar um plano plurianual a partir 2021, com a missão de gerar emprego e renda no turismo local.

“Estamos preocupados em fazer que Cuiabá desperte o gigante adormecido principalmente em relação ao turismo, que é uma das maiores indústrias do mundo, geradoras emprego e renda e nós temos todo o valor primário com a nossa cultura que chama atenção, mas também temos ao nosso redor belezas naturais que atraem o mundo inteiro, a 100 km temos o Pantanal o maior patrimônio da humanidade, a 65 km temos Chapada dos Guimarães, a 80 km temos as águas claras de Nobres, a 200 km temos a Floresta Amazônia, a 120 km temos as Águas Quentes de Jaciara/Jucimeira”, destacou.

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760