25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Eleições 2012 Sábado, 08 de Setembro de 2012, 08:00 - A | A

Sábado, 08 de Setembro de 2012, 08h:00 - A | A

Veja o que os três principais candidatos de VG abordaram no 6º programa eleitoral

Lucimar destaca classe empresarial,Tião a Educação e Walace traz Serys, Silval e Sarita Baracat para dar apoio a sua candidatura

por Lucione Nazareth/VG Notícias

 

Confira abaixo, por ordem alfabética, o resumo dos temas abordados pelos três principais candidatos a prefeito de Várzea Grande, no sexto programa eleitoral gratuito na televisão:

Lucimar Campos - A candidata Lucimar Campos (DEM), em seu programa eleitoral destacou os projetos e planos de governo, ela disse que pretende atrair empresas e gerar empregos para o município. A democrata colocou que irá ampliar o programa de incentivos fiscais na cidade, o que deve atrair grandes empresas para Várzea Grande.

“Precisamos olhar para o futuro com confiança e sem temor. Várzea Grande sempre foi o sinônimo de ousadia e coragem na área econômica, aliás, nosso empresariado está sempre à frente do seu tempo gerando empregos para o mercado mato-grossense, na prefeitura quero ficar do lado dos nossos empreendedores, criando incentivos fiscais e investindo em infraestrutura para tornar nossas empresas ainda mais competitivas”, disse a candidata.

Segundo ela, com isso a cidade deve ficar, mais forte porque vai gerar mais emprego. “Empresas fortes significam mais empregos, melhores salários e qualificação profissional à nossa gente. Cidade forte é aquela que gera oportunidades a seu povo”, frisou a democrata.

Outro ponto abordado no programa é de transformar o centro comercial de Várzea Grande em um shopping horizontal, com área de serviço, segurança e estacionamento.

O senador Jaime Campos (DEM) voltou a enfatizar o apoio político a esposa e enfatizou a criação da Guarda Municipal, projeto criado em sua gestão, sendo a primeira guarda civil no Estado. Jaime colocou que caso Lucimar seja eleita, ela irá revitalizar a corporação e ampliar suas atribuições. “Vai ser criada a ronda escolar, que cuidará do bem mais precioso que temos. que são nossos filhos, o futuro de nossa cidade” disse.

“Tião da Zaeli” - O prefeito e candidato a reeleição, Sebastião dos Reis Gonçalves (PSD), o “Tião da Zaeli”, continuou mostrando alguns de seus feitos neste um ano que está à frente do município. No sexto programa eleitoral veiculado na TV, ele abordou a educação.

Colocou que em seu primeiro ato na área foi à nomeação do secretário de Educação, Odenil Seba, professor da rede municipal de ensino. Implantou o Plano de Cargos, Carreiras e Salários, uma reivindicação antiga do servidor, elevando o piso salarial do profissional em 19,44%.

O social-democrata abordou ainda, outras melhorias no setor. “Em 2012, inauguramos 39 salas de aula na nossa rede, abrindo mais de 1500 vagas para nossos alunos e construimos 40 novas salas de aulas em processo modular para o ano de 2013, abrindo mais vagas” citou.

Tião destacou que em 145 anos o município contava apenas com 14 creches e ele nesse período de um ano á frente da Prefeitura já inaugurou cinco novas, deu ordem de serviço para mais duas e está licitando mais oito, fazendo com que a cidade saia de 14 para 29 creches, mais que dobrando o número em apenas 1 ano.

Ele enfatizou ainda, suas conquistas de governo, a vinda do Instituto Federal de Ensino e da Universidade Federal para a cidade, que vai ajudar no desenvolvimento do município.

Algumas propostas de Zaeli para área da educação: implantar nas escolas o sistema “Educação de qualidade em tempo integral”, premiação de professores e diretores com bonificação quando alcançarem o desempenho de excelência de acordo com o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), instalar ar condicionado em todas as escolas, continuar na melhoria da merenda escolar e lutar pela implantação da Unemat em Várzea Grande.

Walace Guimarães - O deputado estadual Wallace Guimarães (PMDB), que conta com o maior tempo de televisão entre os candidatos ao Paço Couto Magalhães, abordou no programa eleitoral que perdeu o pai quando tinha apenas um ano de idade.

Walace explorou a imagem de sua esposa, Jaqueline Beber Guimarães – com depoimentos, e ainda, trouxe a ex-senadora Serys Slhessarenko, para falar em seu favor.

“Se ele não tem força política para fazer por Várzea Grande, eu pergunto quem que tem? Se tem o apoio do governador, da presidente da república e também o apoio das políticas públicas das mulheres. Ele tem muitos projetos importantes que podem ser desenvolvidos para as mulheres”, colocou a ex-senadora.

O peemedebista abordou ainda, o não comparecimento da candidata Lucimar Campos (DEM), no debate promovido pelo Sintep/VG, atacando indiretamente a democrata (as pessoas no programa falam que ela não tem nenhum comprometimento).

Walace disse que vai valorizar a educação no seu governo, assim como os profissionais do setor, sendo este um dos mais importantes para promover as mudanças que o município precisa. “Temos que investir massivamente, na capacitação e na valorização do profissional da educação, porque sabemos hoje que o piso salarial nacional é um piso muito aquém da necessidade” declarou o candidato.

Ele apresentou como proposta para área a implantação de políticas educacionais, de bibliotecas infantis e brinquedotecas e da saúde bucal e visual nas escolas da cidade. Prometeu ainda, a construção de novas creches, escolas atrativas (colocando 100% das crianças nas escolas) e também a criação do turno integral.

A professora Sarita Baracat, ex-vereadora do município e mãe do saudoso Nico Baracat, deu um depoimento falando o que falta para cidade melhorar. “Eu acho que está faltando sensibilidade, falta amor a terra, falta interesse em ver a cidade crescer, ao invés de pensar só no seu interesse pessoal, o administrador tem que pensar no conjunto no povo, falta isso, falta vontade política de realizar um grande trabalho que Várzea Grande merece”, disse Sarita.

Ela ainda expressou o seu apoio a candidatura do peemedebista. “Eu acredito nele e na doutora Jaqueline (esposa dele) que vai ajudar a mudar a nossa cidade, tenho esperança e fé que ele vai ganhar estas eleições”, frisou.

O governador Silval Barbosa voltou a aparecer, pedindo apoio do povo e voto para Walace. Ele disse que Walace e Wiltinho é a dupla perfeita para administrar a cidade e citou as obras que ocorrem no município que visam a Copa do Mundo de 2014.

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760