25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Eleições 2012 Domingo, 10 de Junho de 2012, 09:04 - A | A

Domingo, 10 de Junho de 2012, 09h:04 - A | A

Começam os embates políticos por aliados rumo às eleições municipais em Cuiabá

A disputa entre os partidos para concorrer as eleições de 2012 está acirrando em busca de aliados.

por Lucione Nazareth/VG Notícias

A partir desta segunda (11.06) os diretórios políticos de Cuiabá começam a intensificar os diálogos para formação das possíveis alianças rumo à majoritária. Nós próximos dias, partidos e pré-candidatos iniciarão “brigas políticas” para buscar aliados a fim de fortalecer a legenda para as eleições ao Palácio Alencastro.

Um dos partidos que vem se tornando o mais disputado é o PTB do atual prefeito Chico Galindo, que apesar de ter demonstrado apoio ao PSDB de Guilherme Maluf, vem sendo procurado por outras siglas, como o PSD de Carlos Brito.
O PSD por sua vez, no meio da consolidação da pré-candidatura do ex-secretário de Comunicação de Cuiabá, Carlos Brito, sofreu um susto quando o deputado Walter Rabello mostrou intenção em lançar na disputa interna para concorrer a Prefeitura de Cuiabá. A sigla busca apoio do PTB – no qual Galindo  tenta uma aliança com PDT do senador Pedro Taques, que pode esbarrar nas desavenças políticas de Riva e Taques.
Outro partido que deve abrir negociações na busca de formar um arco aliança nestas eleições é o PMDB. Líderes do partido vêm demonstrando que o nome do empresário João Dorileo, não é forte o bastante para a disputa do pleito e já vem articulando nos bastidores alianças com outras legendas, uma delas o PSB de Mauro Mendes.
O DEM tem uma aliança quase fechada com o PPS do deputado Percival Muniz e também já iniciou as conversas com o PSB e PSDB, mais caso os democratas não lancem candidatura – dependendo da decisão do ex-deputado Roberta França para a pré-candidatura, eles devem formar arco com os tucanos.
Já o PR vem tendo algumas discussões internas no partido para acertar o nome do possível pré-candidato. Os ex-secretários do governo, Francisco Vuolo e João Malheiros são os mais cotados, aparecendo agora o terceiro nome, o do ex- secretário da Secopa Éder Morais.
Segundo o presidente do diretório municipal do PR, Helny de Paula, oficialmente o partido tem apenas um nome, o de Vuolo. Os republicanos com tudo isso já teria acertado o apoio do PV, negociando também com o PDT do senador Pedro Taques e deve sentar nos próximos dias para conversar com o PSB de Mauro Mendes para discutir sobre as eleições na Capital.
Outras legendas como PT do pré-candidato Lúdio Cabral, PSOL de Marcos Magno vem buscando apoio dos partidos considerados nanicos, como PTC, PSC, PRB e outros.

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760