06 de Maio de 2024
06 de Maio de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Copa do Mundo Quinta-feira, 05 de Setembro de 2013, 14:32 - A | A

Quinta-feira, 05 de Setembro de 2013, 14h:32 - A | A

OBRAS ATRASADAS

Obras do Centro Oficial de Treinamento da Barra do Pari em VG estão mais de 200 dias em atraso e podem comprometer Copa em Cuiabá

por Rojane Marta/VG Notícias

Das 26 obras da Copa de 2014 analisadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/MT), apenas uma não apresenta atraso e seis foram concluídas, as demais estão atrasadas – sendo que oito apresentaram atraso de até 60 dias, sete apresentaram atrasos entre 60 e 180 dias, e quatro apresentam atraso superior a 180 dias. As informações constam no 7º Relatório Técnico Extraordinário referente ao andamento das obras divulgado nesta quarta-feira (04.09).

O relatório apontou que das quatro principais obras da Copa em Várzea Grande, excluindo a implantação do Veículo Leve sobre os Trilhos (VLT), apenas uma não está atrasada, a construção, duplicação e reforço de ponte de concreto armado sobre o Rio Pari, localizada na Estrada da Guarita.

A obra de duplicação da Estrada da Guarita, trecho compreendido entre o entroncamento com a avenida Ulisses Pompeu de Campos e Passagem da Conceição, está de 30 a 60 dias em atraso. Já as obras do Aeroporto Internacional Marechal Rondon, estão de 90 a 120 atrasadas.

A obra de Várzea Grande apontada no relatório como a mais atrasada é a da construção do Centro Oficial de Treinamento (COT) da Barra do Pari. Conforme o relatório, as obras do COT estão de 210 a 240 dias em atraso, e pode comprometer a realização da Copa em Cuiabá, pois o é uma das obras essenciais para a realização do Mundial em 2014.

“Há um atraso crítico nas obras do Centro Oficial de Treinamento da Barra do Pari, visto que as últimas medições atingiram 17,48%, quando o esperado era 74,97%. Assim como o Centro Oficial de Treinamento da UFMT, esta é uma obra essencial para a realização da Copa do Mundo FIFA 2014 e deve receber atenção especial do gestor para que seja entregue dentro do prazo” trecho extraído do relatório.

O Consórcio Barra do Pari – constituído pelas empresas: Engeglobal Construções Ltda, Três Irmãos Engenharia Ltda e Valor Engenharia Ltda, é o responsável pela construção do COT em Várzea Grande. A obra está orçada em R$ 25.535.184,42.

Relatório – As obras foram analisadas pela Secretaria de Controle Externo de Obras e Serviços de Engenharia do Tribunal de Contas do Estado. Até o dia 31 de julho os 26 contratados somavam R$ 1.888.380.982,79, incluindo as obras do VLT.

Vale destacar que neste último relatório apresentado não foi incluída a analise físico-financeiro da Arena Pantanal. Conforme Antônio Joaquim será feita uma auditoria 'in loco' na Arena para posterior divulgação do andamento das obras – previsto para apresentação em 16 de setembro.

O relatório divulgado contemplou as obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que está com 37% das obras em andamento.

Entre as obras vistoriadas constam: a do Centro Oficial de Treinamento da Barra do Pari, do Aeroporto Marechal Rondon, da implantação dos corredores estruturais de transporte coletivo, das obras dos dois viadutos, quatro trincheiras e três pontes, além de duplicações, restaurações e pavimentações de vias públicas.

Dentre as obras apontadas como a de maior atraso estão a construção da Trincheira Jurumirim, que alcançou apenas 57,09% de execução, a implantação dos corredores estruturais de transporte coletivo na região metropolitana do Vale do Rio Cuiabá, e a construção do Centro Oficial de Treinamento da Barra do Pari.

“Algumas obras que estão bastante atrasadas não têm demonstrado uma melhoria no ritmo de execução. Dentre elas pode-se citar a construção da Trincheira Jurumirim (Contrato 23/2012), implantação dos corredores estruturais de transporte coletivo na Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá (Contrato 37/2012) e construção do Centro Oficial de Treinamento da Barra do Pari (Contrato 55/2012)” diz trecho do relatório emitido pelo conselheiro do TCE/MT, Antônio Joaquim.

O relatório será encaminhado para a Assembleia Legislativa e ao governador do Estado, Silval Barbosa (PMDB). Já o secretário da Secopa, Maurício Guimarães, foi notificado pelo TCE para informar quais providências que estão sendo tomadas para compensar os atrasos constatados.

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760