Infelizmente o que tudo indica é que o legado deixado para Mato Grosso - com Cuiabá escolhida como uma das 12 cidades sede da Copa do Mundo -, serão obras de péssima qualidade e que podem inclusive, conforme apontado pelos Ministérios Públicos Estadual e Federal, causar uma tragédia.
Nesta semana, a população se surpreendeu ao tomar conhecimento que o incêndio da Arena Pantanal – ocorrido em outubro passado -, pode ter ocasionado danos estruturais que poderão comprometer a estrutura do estádio e causar uma grande tragédia -, e mesmo assim, de uma forma imprudente, o Governo do Estado mandou tocar as obras e supostamente “abafar” a notícia.
Também foi nesta semana, que o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (CREA/MT), entregou um relatório à Comissão de Infraestrutura Urbana e de Transporte da Assembleia Legislativa do Estado, onde aponta que as obras que foram entregues, e as que estão para serem entregues, estão em desconformidade e apresentam problemas grotescos.
De acordo com o relatório, as obras vistoriadas apresentaram baixo padrão de acabamento, anomalias estruturais, de drenagem, nas sinalizações, nos itens de acessibilidade, geométricas, de processos construtivos, de planejamento e concepção do projeto. Dentre as obras visitadas constam: as trincheiras Jurumirin, Santa Rosa, Santa Isabel, Mário Andreazza, viaduto do Despraidado, Obras de restauração e duplicação da avenida Arquimedes Pereira Lima, viaduto da UFMT, entre outros.
Conforme o engenheiro civil e conselheiro do CREA/MT, André Schuring, das 11 obras visitadas, a que mais apresenta problemas é a Trincheira Ciríaco Cândia – que dá acesso à ponte Mário Andreazza até o Trevo do Lagarto, a qual apresenta inúmeras infiltrações em seu muro de contenção.
Já o presidente do CREA/MT, Juares Samaniego, disse que apesar de o acabamento da maioria das obras ser de péssima qualidade, neste momento não irá comprometer a estrutura, porém, caso não haja um reparo nessas obras, futuramente pode comprometer a estrutura dessas obras e terminar em tragédias.
O secretário da Secopa, Maurício Guimarães, deve comparecer na próxima semana na Assembleia Legislativa para prestar esclarecimentos sobre o relatório entregue pelo CREA/MT à Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa.