27 de Abril de 2024
27 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Sexta-feira, 29 de Abril de 2016, 11:32 - A | A

Sexta-feira, 29 de Abril de 2016, 11h:32 - A | A

DOU

União reconhece situação de emergência de municípios de MT

Mirassol D'Oeste e Jauru declaram situação de emergência por causa dos estragos da chuva

Lucione Nazareth / VG Notícias

O Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), reconheceu situação de emergência em dois municípios de Mato Grosso, e outros Estados.

De acordo com a Portaria 101/2016, publicado no Diário Oficial da União (DOU) que circula nesta sexta-feira (29.04), foi reconhecido situação de emergência dos munícipios de Mirassol D'Oeste (a 329 km de Cuiabá) e Jauru (a 463 km de Cuiabá).

Na publicação cita que em Mirassol os moradores estão sofrendo com alagamentos decorrentes a fortes chuvas que caiu na região, a qual resultou no rompimento de pontes, barragens, estradas e tubulações de água. Os estragos chegaram a deixar a cidade sem abastecimento de água por mais de cinco dias.

Já no município de Jauru foi declarada situação de emergência devido aos problemas enfrentados por moradores com as enxurradas decorrentes as chuvas constantes que caiu na região.

Além desses municípios, foram declarado situação de emergência na cidade São Francisco de Assis (Rio Grande do Sul) que sofreu com vendaval que arrasou a cidade; Cajamar (região metropolitano de São Paulo) por causa de alagamentos; e no município de Tupã (interior de São Paulo) que enfrentam problemas estruturais devido as constantes chuvas que caiu na região.

Conforme o Ministério da Integração Nacional, estado de calamidade pública é uma situação anormal, decretada em razão de desastre que, em razão da magnitude dos danos, requer auxílio direto e imediato do Estado ou da União para as ações de socorro e de recuperação. Situação de emergência é situação anormal, decretada em razão de desastre que, embora não excedendo a capacidade inicial de resposta do município ou do Estado atingido, requer auxílio complementar do Estado ou da União para as ações de socorro e de recuperação.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760