01 de Maio de 2025
01 de Maio de 2025

Editorias

icon-weather
01 de Maio de 2025
lupa
fechar
logo

Cidades Quarta-feira, 30 de Abril de 2025, 17:45 - A | A

Quarta-feira, 30 de Abril de 2025, 17h:45 - A | A

Portão do Inferno

Sérgio Ricardo promete rigor na fiscalização das obras do 'Portão do Inferno'

Obras no Portão do Inferno terão inspeções quinzenais do TCE, promete presidente da Corte

Redação VGN

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) anunciou que vai ampliar o monitoramento das obras em execução no trecho conhecido como Portão do Inferno, na rodovia MT-251, que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães. A medida foi informada nesta quarta-feira (30.04) pelo presidente da Corte, conselheiro Sérgio Ricardo, durante uma visita técnica ao local.

Segundo o presidente, o modelo de fiscalização será semelhante ao que vem sendo aplicado nas obras do BRT em Cuiabá, com inspeções quinzenais para acompanhar a execução do projeto. “Estou aqui fazendo uma verificação de como está o andamento da obra, a gente esteve aqui no início e podemos observar que aos poucos ela está caminhando. Não está no ritmo que as pessoas esperam, mas está dentro do planejado. Estamos aqui para esclarecer para a população que vamos acompanhar permanentemente, assim como estamos fazendo com o BRT. De 15 em 15 dias estaremos aqui”, declarou o presidente.  

As intervenções na região envolvem o retaludamento do morro, com a retirada de cerca de 30 metros de rocha para a construção de uma nova via. O projeto foi elaborado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) e visa conter os deslizamentos que, desde dezembro de 2023, vêm comprometendo a segurança e o tráfego no local.

Com os deslizamentos, a estrada passou a operar em situação de emergência, com restrições para veículos. A crise afetou diretamente moradores, turistas e comerciantes de Chapada dos Guimarães, principal destino turístico da região. O bloqueio parcial também comprometeu o abastecimento da cidade, com interrupções no transporte de cargas.

Em janeiro deste ano, o TCE-MT coordenou uma inspeção técnica com a participação de órgãos como Defesa Civil, Ministério Público, CREA-MT, ICMBio e UFMT. A principal preocupação à época era garantir a reabertura segura da rodovia para veículos leves, como forma de minimizar os impactos econômicos e sociais provocados pela interdição.

O projeto da obra, orçado em R$ 29,5 milhões, foi autorizado pelo Ibama em junho de 2024. A execução depende de licenças ambientais federais, já que o entorno da estrada faz parte do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães. (Com assessoria do TCE/MT).

Leia também - Sérgio Ricardo será reconduzido à Presidência do TCE-MT em decisão unânime

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760