12 de Maio de 2024
12 de Maio de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Quarta-feira, 15 de Maio de 2019, 08:00 - A | A

Quarta-feira, 15 de Maio de 2019, 08h:00 - A | A

Alta Complexidade

Santa Casa pode ser reaberta no dia 13 de junho, diz secretário de saúde

Gislaine Morais & Larissa Malheiros/VG Notícias

VG Notícias

Gilberto Figueiredo

 

 

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo afirmou na manhã desta terça-feira (14.05), durante a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Cristo Rei, em Várzea Grande que pretende abrir as portas da Santa Casa no dia 13 de junho. Ainda segundo ele, como o Estado não interviu e sim fez uma requisição, a razão social da Santa Casa da Misericórdia não poderá ser utilizada, por tanto terá o nome de Unidade Hospitalar Estadual de Alta Complexidade.

De acordo com o secretário, o trabalho para a reabertura da Santa Casa está a todo vapor.

“Estamos com o pé no acelerador. Nossa equipe está lá dentro da Santa Casa fazendo manutenção predial, trocando os pisos da UTIs, fazendo pintura, fazendo manutenção da parte elétrica, aferindo os equipamentos, enfim todas as iniciativas. O grande cronograma de trabalho está sendo realizado para que gente possa vencer o desafio de colocar a Santa Casa aberta para a população no dia 13 de junho”, declarou.

Ele acrescentou que estabeleceu uma meta com a equipe, pois existem vários obstáculos a serem vencidos. Dentre eles estão à seleção para contratação, a contratação de todos os serviços especializados e aquisição de medicamentos e materiais.

“Faremos tudo aquilo que o protocolo diz ser necessário, para que possamos abrir as portas da Santa Casa no dia 3”, disse.

O secretário falou sobre os atendimentos que serão realizados na unidade. “Realizaremos todos aqueles de alta complexidade que a Santa Casa fazia, como oncologia, na área cardio vascular, área de nefrologia, e na pediatria que será uma unidade de referência. Na alta complexidade que é obrigação do Estado vamos colocar e reativar as 30 UTIs que estão paradas”, afirmou.

Gilberto ainda frisou que a Santa Casa não vai produzir menos que produzia, porque parte dela era utilizada para atendimento privado. “Todos os leitos da Santa Casa serão disponibilizados para atender ao SUS. Nós ainda faremos alguma coisa de baixa complexidade, mas isso não vai ser o principal, algumas cirurgias que faziam na Santa Casa elas serão feitas por outras unidades”.

Questionado sobre os sete meses de salários atrasados dos servidores, Gilberto explicou que já foi feito uma primeira rodada de negociação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) com a participação do presidente do sindicato dos servidores, do Governo do Estado e da Santa Casa. A audiência está marcada para o próximo dia (27).

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760