17 de Julho de 2024
17 de Julho de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Sexta-feira, 21 de Junho de 2024, 14:29 - A | A

Sexta-feira, 21 de Junho de 2024, 14h:29 - A | A

Frota climatizada

Prefeito entrega mais 18 ônibus novos e Cuiabá atinge 98.44% de frota operacional

A meta do prefeito é atingir de 100% da frota operacional de Cuiabá climatizada

Amanda Garcia/Secom

Com a entrega de 18 novos ônibus zero km realizada pelo prefeito Emanuel Pinheiro na tarde desaa quinta-feira (20.06), Cuiabá atinge a marca de 98.44% da frota operacional do transporte coletivo com ar-condicionado circulando pelas ruas da capital. Sendo a única cidade do Brasil com tal percentual de climatização, a meta do gestor é deixar 100% da frota climatizada até o fim da gestão, em dezembro deste ano.

Ao assumir a gestão, em 2017, a frota com ar-condicionado em circulação na cidade não chegava a 17%. Contudo, com a entrega de hoje, o número chega a 98,44%. No que diz respeito à frota operacional do município, essa é a que circula todos os dias pela cidade. Atualmente, Cuiabá conta com 321 veículos em modo operacional, desses, 316 possuem ar-condicionado e apenas 41 não.

“Esse é um momento histórico, na semana passada nós realizamos a entrega de 22 ônibus, hoje são mais 18 e vamos continuar entregando até atingir nossa meta de 100% da frota operacional de Cuiabá climatizada. Nós costumamos dizer que, em Cuiabá, ar-condicionado não é luxo, e sim uma necessidade, principalmente por entender como funciona o transporte público e as altas temperaturas da nossa cidade e, graças a Deus, nós estamos avançando muito e elevando cada vez mais a qualidade do nosso transporte coletivo e, o mais importante, sem o aumento de tarifa”, disse o prefeito.

Ao falar sobre os avanços na mobilidade urbana da capital, o diretor de Transporte da Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob), Nicolau Budib, além de comemorar as melhorias no transporte coletivo, destacou a ‘força-tarefa’ realizada pela pasta em relação aos pontos de ônibus e abrigos espalhados pela cidade.

“Quando se fala em transporte público, se fala muito em frota, mas existe toda uma arquitetura por trás disso, inclusive a implantação de novos abrigos. Quando nós começamos a gestão, eram 2.400 pontos mapeados em Cuiabá e, desses, menos de 400 eram abrigos. Hoje, nós somos responsáveis pelo maior programa de implantação e padronização desses abrigos, onde chegamos a mais de 1.300 abrigos entregues. Atualmente, a Semob entrega praticamente cerca de 40 a 50 abrigos toda semana. Então, isso também é um grande avanço na questão do transporte público”, destacou Nicolau.

Segundo a secretária de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob), Luciana Zamproni, tais números só foram possíveis devido a muita dedicação, empenho e trabalho prestado em prol da população durante a gestão de Emanuel Pinheiro.

“Aqui em Cuiabá é diferente, nós investimos na frota e na população, porque esse sempre foi o compromisso do prefeito: buscar o melhor para o povo cuiabano e, em especial, para os usuários do transporte coletivo, que precisam se deslocar pela cidade, que levantam cedo para ir e voltar do trabalho e da escola. Essas são as coisas pelas quais a gestão Emanuel Pinheiro preza, visando sempre a melhoria, dignidade, conforto e qualidade do transporte coletivo fornecido para o povo. Isso me deixa muito feliz. São 22 ônibus com ar-condicionado, wi-fi, elevador para pessoas com deficiência, câmeras de segurança externa e interna, enfim, o que há de melhor para os cuiabanos”, destacou a secretária.

Estima-se que, diariamente, cerca de 200 mil pessoas são atendidas pelo transporte público de Cuiabá e, ao longo de quase 8 anos de gestão, cerca de 300 ônibus já foram entregues pelo prefeito Emanuel Pinheiro.

Leia também: Travessa próxima de córrego causa transtorno para moradores em VG

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760