O município de Sorriso (398 km de Cuiabá) foi denunciado pelo Ministério Público Estadual (MPE) em razão de diversas irregularidades encontradas na estrutura da unidade básica de saúde (UBS) do bairro Benjamin Raiser.
De acordo com denúncia do MPE, na última quarta-feira (15.01), em inspeção, ficou constatado que o local apresenta “graves problemas” em sua estrutura física, entre elas, goteiras nos consultórios médicos e de odontologia; marcas de infiltração e vazamento generalizado; forro com marcas de umidade e apodrecendo; fiação elétrica exposta; bem como instalações hidráulicas antigas e improvisadas.
Segundo o MPE, o acesso à unidade de saúde também não é adaptado para pessoas portadoras de deficiência. Além disso, foi constatado a falta de alguns instrumentos necessários para a realização tanto de consultas médicas, quanto odontológicas, entre eles, o estetoscópio infantil, nebulizador, pinça hemostáticas, lanterna clínica para exame, oxímetro.
Além disso, de acordo com a ACP, os cômodos da unidade são muitos quentes, com isso, seria necessária a aquisição de pelo menos cinco aparelhos de ares-condicionados.
De acordo com a denúncia, em 18 de abril do ano passado, o município enviou um ofício ao MPE, noticiando a construção de um novo prédio para a UBS do bairro Benjamin Raiser. No entanto, até o momento, a obra sequer foi licitada.
Com isso, o Ministério Público estabeleceu um prazo de dez meses para que a unidade de saúde seja reformada ou para que o novo prédio seja construído, respeitando as normas de acessibilidade e com ambientes climatizados.
Outro lado: A reportagem do oticias tentou contato com o município, no entanto, até o fechamento da matéria, não houve resposta.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).