Indígenas da etnia Kayapó cobram do Governo Federal a construção de uma escola no interior de Mato Grosso, como também a implantação qualificada dos ensinos fundamental e médio nas aldeias indígenas.
A reivindicação consta em portaria publicada pelo procurador da República de Sinop, Leandro Musa de Almeida. No documento o Musa aponta que o MPF irá intermediar o atendimento das reivindicações das lideranças indígenas da etnia Kayapó.
“Intermediar o atendimento das reivindicações das lideranças indígenas da etnia Kayapó, das aldeias Krimej, Pyngraitire, Pukatoti e Kawatun, situadas na Terra Indígena – TI Menkragnoti, consistentes, principalmente, na implantação qualificada dos ensinos fundamental e médio nas aldeias, reajuste salarial dos professores indígenas, material escolar básico e construção de prédio escolar”, diz trecho do documento.
Importante destacar Terra Indígena – TI Menkragnoti tem uma dimensão de 4.914.255 milhões hectares, localizado nos municípios de Matupá e Peixoto de Azevedo (ambos em Mato Grosso) e que compreende ainda os municípios de São Félix do Xingu e Altamira (ambos no Pará).
Siga o Instagram do VGN: (CLIQUE AQUI).
Participe do Canal do VGN e fique bem informado: (CLIQUE AQUI).