25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Sábado, 31 de Outubro de 2015, 15:27 - A | A

Sábado, 31 de Outubro de 2015, 15h:27 - A | A

Trote Samu

Bina com localização reduz número de trotes anunciados

Inserção de bina com localização reduz número de trotes anunciados

Gcom/MT

A utilização de bina associada a um programa de computador que indica a localização do telefone fixo que originou a chamada está auxiliando o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) a reduzir o número de trotes anunciados feitos para o número 192. A média da redução do número de trotes é de 8% (55) em um total de aproximadamente 600 ligações do gênero durante o mês.

O diretor do SAMU, coronel do Corpo de Bombeiros Vicente Manoel de Deus Neto, esclareceu que trotes anunciados são diferentes dos trotes em que as pessoas ligam simulando a necessidade da presença da equipe do SAMU em um local por causa de acidentes. "Os trotes anunciados são aqueles em que a pessoa utiliza o número da emergência para conversar, para falar de sexo, entre outros. Com a identificação imediata deste tipo de ligação, os nossos atendentes informam a pessoa que o que ela está fazendo e um trote, que o número do telefone dela já está registrado em nosso sistema e que também temos a localização. Com isso, estamos conseguindo coibir este tipo de trote, que acaba ocupando nossas linhas".

Segundo Vicente, a Secretaria de Estado de Saúde, por meio do SAMU, também trabalha no projeto de aquisição de um programa de localização de telefones celulares. "Estamos com o processo de licitação tramitando para a aquisição do programa que, ao identificarmos que a ligação foi um trote, encaminhará uma mensagem ao telefone celular informando que o número foi utilizado para passar um trote e que a ação é considerada crime. Nesse sistema também teremos mensagem de voz para serem enviadas aos telefones fixos".
 
De janeiro a junho deste ano, o SAMU recebeu 27.944 ligações, destas 7.756 foram trotes realizados para o 192. De acordo com os artigos 266 e 340 do Código Penal “interromper ou perturbar o serviço telefônico” e "provocar a ação de autoridade, comunicando-lhe a ocorrência de crime ou de contravenção que sabe não se ter verificado" é crime e o infrator poderá incorrer em pena de detenção de um a seis meses ou multa. O presente artigo se enquadra em qualquer caso e vítima.

Melhorias - De acordo com o diretor do SAMU, várias propostas e ações são realizadas para a melhoria tanto dos serviços oferecidos pelo Samu quanto das condições de trabalho dos servidores lotados na unidade. "Já adquirimos 300 novos coturnos para nossas equipes, proporcionando mais conforto e segurança. Distribuímos 120 pares para toda a equipe atuante e contaremos com reservas para atender demandas futuras. Também estamos adquirindo novos uniformes que atenderão as especificações do Ministério da Saúde. Os uniformes estão sendo confeccionados. Serão 300 novos macacões que devem ser entregues até o fim do ano. Nossas equipes também passarão a contar, em breve, com capas de chuvas específicas para o trabalho realizado. As capas já foram licitadas e agora estamos aguardando apenas a entrega pelo fornecedor".

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760