25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Variedades Quinta-feira, 29 de Setembro de 2016, 15:24 - A | A

Quinta-feira, 29 de Setembro de 2016, 15h:24 - A | A

PREVENÇÃO

Orquestra da UFMT participa da abertura do Outubro Rosa

Assessoria

Nesta quinta-feira (29.09), a MTmamma amigos do peito - a Associação de Apoio a Pessoas em Tratamento e Pós-Tratamento do Câncer de Mama de Mato Grosso realiza a abertura da Campanha Outubro Rosa, a partir das 19h30, com a iluminação com a cor rosa do Igreja Santuário Nossa Senhora Auxiliadora, na avenida da Prainha, em Cuiabá. E para compor o evento, a Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso, sob a regência do maestro Fabricio Carvalho, imprime sua musicalidade a partir de um repertório com clássicos do cinema, cuja exibição no Teatro Universitário rendeu sessões extras.

São sete anos consecutivos em que a MTmamma divulga em Cuiabá, assim como acontece em outros países, informações acerca do câncer de mama e desde o início a Orquestra Sinfônica integra as ações. “Há sete anos a Orquestra faz o concerto de abertura da campanha Outubro Rosa, e a universidade se mobiliza internamente e externamente em campanhas sobre o Câncer de Mama. A música chega o coração das pessoas, próxima ao peito para acarinhar e fazer um gesto de solidariedade das pessoas em tratamento, entendendo que a saúde é física e mental, e a música auxilia nessa caminhada”, pontua o maestro. Para ele, a participação no Outubro Rosa é uma grande ação coletiva da UFMT, por meio da Orquestra, no sentido de levar conhecimento e a boa energia, ao mesmo tempo em que estabelece uma troca, em que a sociedade também se insere na UFMT. “Já adianto que este movimento vai acontecer cada vez mais frequente e sempre com qualidade entre a universidade e a sociedade organizada”, destaca Fabricio.

O maestro explica que é fundamental a participação no Outubro Rosa, pois estabelece um elo de parceria entre a universidade e a sociedade organizada, evidenciando o trabalho da instituição de ensino nessa extensão de qualidade em prol da sociedade, utilizando um instrumento de alta capacidade mobilizadora que é a orquestra sinfônica.

O espetáculo recebeu nova formatação, afinal ao ser encenado no interior da igreja, o cenário arquitetônico da obra, repleta de detalhes, dispensa a exibição de imagens em painel de led. “Trilhas de Cinema” reúne clássicos e também canções contemporâneas, como “Indiana Jones”; “E.T. – Extraterrestre” cuja história atravessa as décadas com muita delicadeza; e a sensível “A Lista de Schindler”, com solo do Spalla da OSUFMT, o violinista Yllen Almeida. As peças são de autoria de um dos maiores compositores do cinema atual: John Williams, dono de cinco estatuetas do Oscar.

O repertório traz também “O Senhor dos Anéis”, do compositor Howard Shore, que alcançou uma composição que seguisse o espírito de fantasia e aventura épica de Peter Jackson. Já “Poderoso Chefão”, do compositor Nino Rota, se tornou um clássico. Mais moderna, com uma linguagem contemporânea, “Piratas do Caribe”, assinada por Klaws Badelt, tem solo protagonizado pelo Spalla Yllen Almeida, que executa também das mais belas canções da sétima arte: “Cinema Paradiso”, do compositor e músico italiano, Ennio Morricone.

A canção “My Heart will go on”, do filme Titanic, que ficou imortalizada na voz de Celine Dion ganha a interpretação da Sinfônica da UFMT. A trilha de James Horner comprova sua carreira de sucesso. Ainda do Maestro Horner, a OSUFMT executa “Lendas da Paixão”. E para dar mais musicalidade ao amor, não poderia faltar “E o Vento Levou”, de Max Steiner.

O menu de canções apresenta também “Also Sprach Zarathustra”, poema sinfônico de Richard Strauss, que conduz as emoções em “2001- Uma Odisséia no Espaço”.

Outubro Rosa - O rosa é a principal marca da campanha de alerta à sociedade para o combate da doença que mais atinge as mulheres no Brasil. Por isso, pelo sétimo ano consecutivo, a MTmamma divulga em Cuiabá, assim como acontece em vários países, neste mês de outubro, informações sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama, medida que pode representar a cura de mais de 90% dos casos, orienta para a consulta médica e a realização dos exames periódicos. O lema da campanha é "Sou amigo do peito" em homenagem aos voluntários da associação.

Este ano, de acordo com estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), 57.960 novos casos dessa neoplasia devem ser registrados em mulheres. Os homens também podem ter a doença, mas, o índice representa apenas 1% do total. Só em Mato Grosso devem ser registrados 710 novos casos (100 a mais do que em 2015) e a maioria, 430, ou 73,03% deles, em Cuiabá.

Para a MTmamma, outra grande preocupação que leva a associação a incentivar o diagnóstico precoce é a incidência em mulheres jovens. O câncer de mama é relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente, após os 50 anos. Estatísticas indicam aumento do câncer de mama tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento.

Pioneirismo - A MTmamma lançou a Campanha Outubro Rosa, no Estado, em 2010, desde então, além de incentivar e iluminar de rosa prédios públicos, a associação promove ainda um Bazar Beneficente para a venda de produtos no Shopping Pantanal, palestras educativas em instituições públicas e privadas (agendadas previamente), a Caminhada pela Saúde das Mamas, no Parque Mãe Bonifácia, alerta a população na Praça Alencastro e faz o encerramento da campanha em um jantar beneficente denominado MACARROmama, no Cenarium Rural.

Criada, oficialmente, em março de 2009, a MTmamma amigos do peito é reconhecida pelo Estado e pelo município como entidade pública sem fins lucrativos.

A campanha é uma das formas que a associação tem para arrecadar recursos e manter as atividades voltadas para pessoas em tratamento e pós-tratamento do câncer de mama, chamadas de assistidas, na sede da entidade, em Cuiabá. Além disso, associados, doadores e colaboradores junto com o trabalho de voluntários contribuem para manter a entidade que oferece, gratuitamente, aulas de hidroginástica, pilates, reiki, meditação, oficinas de artesanato e customização, bate-papos mensais e grupo de psicoterapia. A MTmamma tem ainda o primeiro banco de perucas do Estado.

São parceiros da MTmamma amigos do peito na Campanha Outubro Rosa 2016: Orquestra Sinfônica da UFMT, Famato, Ice Cola, Pantanal Shopping, Imagens, Todimo, Sala da Mulher – AL, Ypê Serviços Terceirizados, Sônia Bittencourt, Cedi, Cedilab, Help Vida, Pousada dos Ypês, Denise Gomes/Bioestética, Sávio Pereira, água Brunado, Bussiness Prime Hotel, Unimed.

Serviço:

O quê: Orquestra Sinfônica da Universidade Federal e Mato Grosso (OSUFMT), sob a regência do Maestro Fabricio Carvalho, apresenta o espetáculo “Trilhas de Cinema” na abertura do Outubro Rosa

Quando: 29 de setembro –quinta-feira

Horário: 19:30 horas

Onde: Igreja Nossa Senhora Auxiliadora - Cuiabá
Entrada gratuita

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760