26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quinta-feira, 08 de Janeiro de 2015, 17:00 - A | A

Quinta-feira, 08 de Janeiro de 2015, 17h:00 - A | A

MANOBRA

Gilmar Fabris tenta homologar diploma de deputado para participar da eleição da Mesa Diretora da AL/MT; TSE barra

O social-democrata ficou com a 1° suplência do PSD nas eleições de 2014, ingressou com uma liminar na Justiça Eleitoral para ser diplomado como deputado estadual na vaga de Rabelo

por Lucione Nazareth / VG Notícias

Para tentar participar da eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado (AL/MT), o suplente de deputado Gilmar Fabris (PSD) tentou junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por meio de liminar, ser diplomado como titular de deputado na vaga do ex-deputado (falecido) Walter Rabelo, mas teve o pedido negado.

O social-democrata ficou com a 1° suplência do PSD nas eleições de 2014, ingressou com uma liminar na Justiça Eleitoral para ser diplomado como deputado estadual na vaga de Rabelo, que mesmo falecido, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE/MT) emitiu o documento de diplomação em 19 de dezembro.

De acordo com decisão do presidente do TSE, ministro Dias Toffoli, a diplomação realizada pelo TRE/MT ocorreu conforme o que determina a legislação eleitoral – que é baseada no resultado obtido na eleição de 2014. “Logo, não há ilegalidade flagrante a ser reparada pela via do mandamus”, diz trecho da decisão.

O ministro alega ainda na decisão que o pedido de liminar de Fabris perdeu o objeto pelo fato dele ter ingressado com o mesmo após a diplomação.

“Ademais, o pedido foi apresentado perante a Corte Regional após a cerimônia de diplomação, tendo perdido o objeto, conforme assentado no despacho do presidente do TRE/MT. Ante o exposto, indefiro o pedido de liminar”, diz trechos da decisão.

Com a decisão de Toffoli, Gilmar Fabris não deve participar da eleição e nem fazer parte da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa marcado para dia 01 de fevereiro. De acordo com alguns deputados, como suplente o social-democrata deve aguardar a eleição da Mesa para depois tomar posse no cargo na vaga de Walter Rabelo, já que a prerrogativa de convocar o suplente para tomar posse como parlamentar é somente da Mesa Diretora.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760