26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Sexta-feira, 13 de Setembro de 2013, 17:06 - A | A

Sexta-feira, 13 de Setembro de 2013, 17h:06 - A | A

Desembargadora entende que vereadores violaram regimento interno da Câmara e devolve Presidência da Casa para João Emanuel

por Rojane Marta/VG Notícias

A desembargadora Maria Aparecida Ribeiro acatou o mandado de segurança, com pedido liminar, impetrado pelo vereador por Cuiabá João Emanuel e determinou a suspensão, até julgamento do mérito, da sessão polêmica que o afastou da Presidência da Casa.

No entendimento da desembargadora a sessão realizada pelos 16 vereadores que compõem a base governista – após o encerramento da sessão ordinária do dia 29 de agosto –, e na qual foi deliberado o afastamento de João Emanuel do cargo de Presidente da Câmara de Cuiabá, foi feita à revelia do Regimento Interno da Casa de Leis.

De acordo com a decisão, a desembargadora entendeu que ficou comprovado que o afastamento de João Emanuel da Presidência da Câmara feriu o “regimento interno” da Casa, pois, não deram a ele o direito de ampla defesa e do contraditório garantidos constitucionalmente.

Ela ainda destacou em sua decisão que o afastamento de João Emanuel da Presidência causa insegurança jurídica e descrédito do Poder Legislativo.

“Outrossim, penso que também se mostra evidente, no caso concreto, a presença do requisito relativo ao periculum in mora, pois o afastamento do Presidente da Câmara Municipal causa insegurança jurídica e descrédito quanto ao Poder Legislativo e, mais, prejudica o normal exercício do mandato do impetrante nesta função, para o qual foi eleito pelos demais membros que compõem aquela Casa, e do qual somente pode ser privado, como regra, mediante o devido processo legal”.

“Destarte, sem prejuízo de um exame mais aprofundado após a superveniência das informações, concedo a liminar requerida por João Emanuel Moreira Lima, determinando a suspensão, até o julgamento do mérito do presente mandamus, dos efeitos da decisão que, agregando efeito suspensivo ao Recurso de Agravo de Instrumento n. 104209/2013, acabou por convalidar, ainda que provisoriamente, o seu afastamento do cargo de Presidente da Câmara Municipal de Cuiabá” decidiu.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760