26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Nacional Terça-feira, 28 de Outubro de 2014, 08:53 - A | A

Terça-feira, 28 de Outubro de 2014, 08h:53 - A | A

Petrobras contrata empresas para apurar denúncias de corrupção

Empresa diz que busca com a investigação independente apurar os fatos

G1.com

A Petrobras divulgou comunicado ao mercado nesta segunda-feira (27) informando que contratou duas empresas independentes para investigar as denúncias do ex-diretor de abastecimento da petroleira Paulo Roberto Costa em investigação realizada pela Polícia Federal na Operação Lava Jato.

Segundo a estatal, o objetivo da  investigação independente é "apurar fatos e circunstâncias que tenham impacto material sobre os negócios da companhia". A empresa já havia anunciado a formação de uma comissão interna de investigação.

Ao autorizar a contratação dessas empresas, a estatal disse que a Diretoria Executiva cumpre seu dever de diligência e atende a normas de reguladores de mercados, como a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a Securities and Exchange Commission (SEC), dos Estados Unidos.

Na semana passada, a CVM abriu, na última segunda-feira (20), processo sobre as denúncias de corrupção na Petrobras. No documento, a CVM pede à companhia acesso ao relatório final das investigações internas da Petrobras sobre as denúncias, "tão logo as referidas investigações internas sejam finalizadas”.

No último dia 17, em resposta a uma solicitação também da CVM, que cobrava providências da companhia, a Petrobras informou que criou comissões internas para "averiguar indícios ou fatos contra a empresa" relacionados às denúncias relacionadas à operação Lava Jato, e que está estudando medidas jurícidas para ser ressarcida pelos danos sofridos.

A contratação das empresas independentes de investigação foi feita no final da semana passada. Uma delas é brasileira e a outra, dos Estados Unidos, segundo a Petrobras.

Ressarcimento

Em comunicado, a Petrobras afirmou que "já está trabalhando nas medidas jurídicas adequadas para ressarcimento dos supostos recursos desviados e dos eventuais valores decorrentes de sobrepreços derivados das empresas supostamente participantes do cartel, conforme mencionado no depoimento do ex-diretor Paulo Roberto Costa, além dos

danos causados à imagem da companhia".

A estatal reiterou que vem acompanhando as investigações e colaborando efetivamente com os trabalhos das autoridades. A Petrobras ressaltou ainda que "está sendo oficialmente reconhecida pelas Autoridades Públicas como vítima nesse processo".

Comente esta notícia

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760