26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Quinta-feira, 26 de Fevereiro de 2015, 08:20 - A | A

Quinta-feira, 26 de Fevereiro de 2015, 08h:20 - A | A

Investigação

Concessão de porte de arma de fogo aos guardas municipais de VG estaria irregular; MPE investiga

MPE instaura inquérito para apurar irregularidade em fornecimento de arma de fogo aos guardas municipais de Várzea Grande.

por Rojane Marta/VG Notícias

O Ministério Público do Estado (MPE/MT), instaurou um inquérito civil público para apurar irregularidades na concessão de porte de arma de fogo aos integrantes da Guarda Municipal de Várzea Grande, por meio de acordo de cooperação técnica firmado entre a Prefeitura Municipal e a Superintendência Regional do Departamento de Polícia Federal em Mato Grosso.

De acordo com o órgão, os guardas municipais vinham exercendo suas funções, sem a devida capacitação e treinamento, em situação irregular, notadamente em relação ao porte de arma de fogo.

Ainda, conforme o MPE/MT, em diligências preliminares, foi constatado que o curso de formação estava sendo providenciado, mas sem comprovação de que de fato ocorreu. “O curso de formação está sendo providenciado, muito embora, no prazo regulamentar, não tenha sido comprovada a regularização do porte de arma, que está em andamento” cita trecho do inquérito.

O MPE/MT argumenta que a Guarda Municipal não está obedecendo aos requisitos citados no parágrafo terceiro do artigo 6º do Estatuto do Desarmamento, para obter o porte de arma. Além disso, o órgão cita artigos do Decreto 5.123/04 - que dispõe acerca do cadastro e registro de armas de fogo.

“O artigo 36 prevê a avaliação atestada pela própria instituição, de capacidade técnica e aptidão psicológica para manuseio de arma de fogo. Por fim, o artigo 40 do citado decreto assevera que cabe ao Ministério da Justiça, por intermédio da Polícia Federal, diretamente ou mediante convênio, conceder a autorização para o funcionamento dos cursos de formação de Guarda Municipal, fixar o currículo dos cursos de formação, bem como fiscalizar os cursos e controlar o armamento e munições utilizadas” destaca o MPE/MT.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760