26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Sexta-feira, 01 de Maio de 2015, 08:30 - A | A

Sexta-feira, 01 de Maio de 2015, 08h:30 - A | A

Críticas

Mauro Mendes reclama de falta de atendimento na rede de Saúde em VG; Diretor-geral do PS/VG afirma que unidade atende todo o Estado e principalmente Cuiabá

No dia do aniversário de Cuiabá, Mauro Mendes disse à imprensa que a falta de atendimento na rede municipal de Saúde de Várzea Grande está “superlotando” o Pronto-Socorro de Cuiabá

por Lucione Nazareth / VG Notícias

Após críticas do prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB), referente à falta de atendimento na rede municipal de Saúde de Várzea Grande, o diretor-geral do Pronto-Socorro Municipal, Itamar Lorenço, saiu em defesa da gestão municipal e disparou que a unidade de saúde é a única que atende todo o Estado.

No dia do aniversário de Cuiabá, Mauro Mendes disse à imprensa que a falta de atendimento na rede municipal de Saúde de Várzea Grande está “superlotando” o Pronto-Socorro de Cuiabá e prejudicando o atendimento de pacientes da Capital e outras unidades de saúde do município.

“A Policlínica do Verdão todo dia está lotada de pacientes que moram em Várzea Grande. Eles (administração de Várzea Grande precisam abrir a UPA urgentemente e assim os pacientes que moram lá param de vir para Cuiabá buscar atendimento”, disse Mendes na época.

De acordo com Itamar, com atendimento diário de 450 pacientes, o Pronto-Socorro de Várzea Grande é o único de portas abertas de Mato Grosso, e que vem atuado na condição, não oficial, de ‘Hospital Estadual’.

Conforme ele, grande parte dos pacientes que chegam na unidade para buscar atendimento são de municípios do interior de Mato Grosso e até de Estados vizinhos.

“O Pronto-Socorro de Cuiabá só atende urgência e emergência, e encaminham os demais casos às policlínicas e a UPA, isso trouxe sobrecarga expressiva no Pronto-Socorro de Várzea Grande” declarou Lourenço rebatendo a fala do prefeito de Cuiabá.

Ele ainda acrescentou: “Se o caso é grave, então mandam pra cá e atendemos. Ambulâncias não param de chegar de todas as partes, é grande a movimentação no saguão do hospital. E para que nenhum semelhante padeça por falta de assistência médica, tornou-se necessário a Prefeitura intervir com recursos próprios. Em resumo, trabalhamos sempre no limite, ou muito além das limitações de uma unidade similar”.

Itamar lamentou que o esforço da administração municipal em promover um atendimento SUS de qualidade não tenha ainda um reconhecimento justo por parte da sociedade várzea-grandense.

Mensalmente, o Pronto-Socorro Municipal registra aproximadamente 59 mil procedimentos, em nível ambulatorial e hospitalar, com 700 internações e 250 cirurgias em áreas distintas, adulto e pediatria, além de registrar uma média de 25 partos. Para o diretor-geral, melhorias estão previstas na unidade a partir da consolidação da reforma geral do local.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760