26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Esportes Quinta-feira, 14 de Fevereiro de 2013, 13:40 - A | A

Quinta-feira, 14 de Fevereiro de 2013, 13h:40 - A | A

Oscar Pistorius é detido como suspeito de matar sua namorada

Levado para fazer exames, atleta paralímpico dormirá na prisão pelo menos nesta quinta-feira

Globoesporte.com

 

Primeiro atleta biamputado da história a disputar as Olimpíadas, Oscar Pistorius estampa as páginas policiais dos principais jornais do mundo nesta quinta-feira. O astro paralímpico está sendo investigado pela polícia sul-africana como o autor dos quatro disparos que mataram sua namorada, a modelo Reeva Steenkamp, nesta madrugada, em sua residência, em Pretória.

Após prestar depoimento, o velocista foi levado a uma clínica local para realizar exames de sangue e de corpo de delito. Ele voltará à cadeia, onde dormirá pelo menos nesta noite. Apenas nesta sexta-feira o atleta deve ser levado ao Tribunal para que seja feito o pedido de estabelecimento de fiança. As autoridades locais, no entanto, são contra a medida e querem Pistorius preso por sete dias.

Rádios e jornais sul-africanos especularam que o corredor teria confundido a moça - que supostamente faria uma surpresa pelo "Valentines's Day" (Dia dos Namorados) - com um ladrão. Após ouvir relatos de testemunhas sobre outros incidentes envolvendo o casal, a linha de investigação teria sido alterada. A agência "AP" afirma que a polícia local suspeita de assassinato premeditado. A porta-voz da polícia afirmou que a hipótese de tiros por engano não foi cogitada pelas autoridades.

- Os paramédicos declararam a mulher morta na cena do crime, e a polícia procedeu com a investigação. A mulher tinha ferimentos na cabeça e nos membros superiores. Achamos uma pistola 9mm no local. Um homem de 26 anos foi levado em custódia - limitou-se a dizer a porta-voz da polícia sul-africana, Katlego Mogale.

Ainda de acordo com informação da mídia sul-africana, a polícia responsável pela investigação revelou que a namorada de Oscar Pistorius foi atingida por quatro disparos na cabeça, no peito e em um dos braços, falecendo no local. Uma pistola 9mm foi encontrada na residência.

- Nós não temos muita informação. Eu não o vi (Pistorius). O assunto está nas mãos das autoridades. Obviamente estamos em estado de choque. Não sei nada, e seria extremamente desagradável e arriscado especular. Se alguém disser algo, esse alguém deve ser Oscar – disse Henke Pistorius, pai do atleta, em entrevista à agência AFP.

Na tese especulada pela imprensa sul-africana, o atleta poderia ter se assustado com uma surpresa de Reeva em comemoração ao Dia dos Namorados. No dia anterior, a modelo havia comentado em sua página no Twitter sobre uma suposta surpresa: "O que você tem na manga para o seu amor amanhã?".

Em seu site oficial, o Comitê Olímpico Sul-Africano (Sascoc, na sigla em inglês) afirmou que tem conhecimento do caso com a mesma profundidade que o público leigo e que, por tal razão, não está em posição de comentar o incidente. A entidade se limitou a prestar solidariedade e condolências às famílias envolvidas. O Comitê Paralímpico Internacional fez o mesmo. Em nota oficial publicada em seu site, a entidade disse que "esse é um caso de polícia, com uma investigação formal em curso. Por isso, seria inadequado para o IPC comentar sobre esse incidente até que o processo oficial da polícia seja concluído".

Conhecido como "Blade Runner", Oscar Pistorius tem 26 anos e ganhou fama mundial por ter sido o primeiro duplo-amputado a disputar as Olimpíadas, obtendo a classificação para as semifinais dos 400m rasos no atletismo em Londres-2012.

Ainda na Inglaterra, mas nos Jogos Paralímpicos, o sul-africano foi surpreendido pelo brasileiro Alan Fonteles, na prova de 200m. O favorito ao ouro não se conformou com a prata e chegou a questionar as próteses do adversário. Pistorius, no entanto, foi ouro nos 400m e no revezamento 4x400m rasos.

Pistorius e Reeva namoravam há cerca de um ano. A modelo, de 29 anos, era natural da Cidade do Cabo, e foi considerada a 40ª mulher mais sexy do mundo, segundo a FHM (For Him Magazine), internacional revista destinada ao público masculino. Ela era formada em direito e se preparava para atuar também como apresentadora de TV.

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760