26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Sexta-feira, 28 de Setembro de 2012, 11:20 - A | A

Sexta-feira, 28 de Setembro de 2012, 11h:20 - A | A

Sobre condenação do STF

Não sou vítima de ninguém, a não ser de mim mesmo, diz Roberto Jefferson

UOL.com

 

O ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB-RJ) disse na manhã desta sexta-feira (28) que não é "vítima de ninguém, a não ser de mim mesmo", sobre a condenação pela maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STJ) no julgamento do mensalão na quinta-feira. Jefferson foi condenado por corrupção passiva e também pode ser condenado por lavagem de dinheiro --para este crime, o placar, por enquanto, está em 5 a 1 pela sua condenação.

"A maioria da Corte Suprema do meu País já me condenou pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Embora não concorde com as imputações, recebo com serenidade a decisão dos ministros. E reafirmo: não vendi o meu partido ao PT nem me apropriei para fins pessoais de nem um centavo sequer do dinheiro que a mim chegou para financiar campanhas eleitorais. Muito menos sou delator, alcunha com que tentam à força me marcar. Não sou vítima de ninguém, a não ser de mim mesmo. Nada a reclamar. "Dura lex, sed lex" ("a lei [é] dura, porém [é] a lei"). ", postou ele em seu blog na manhã desta sexta.

A maioria dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) condenou na noite de ontem o ex-deputado e mais oito réus do mensalão ligados a partidos da base aliada do primeiro governo de Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2006). Os réus --ligados ao PP, PTB, PL (atual PR) e PMDB-- foram condenados por receberem dinheiro das empresas de Marcos Valério --apontado como o operador do mensalão--, sob orientação do PT.

Para ser condenado pela maioria, Jefferson tem que receber seis ou mais votos pela condenação -- o que já ocorreu ontem. Caso nenhum ministro volte atrás em seus votos até o final do julgamento --que não tem data para terminar--, o ex-deputado e presidente licenciado do PTB será condenado.

Do PTB, foram condenados pela maioria, por corrupção passiva, além de  Jefferson, o ex-deputado federal Romeu Queiroz (MG). O ex-tesoureiro da sigla Emerson Palmieri é acusado pelos mesmos crimes, mas, até agora, cinco ministros votaram pela sua condenação por corrupção passiva e cinco por lavagem de dinheiro.

O valor total do acordo entre PTB e PT era de R$ 20 milhões, mas apenas R$ 4,5 milhões foram repassados ao PTB, segundo afirmou Roberto Jefferson.

Jefferson é o delator do esquema do mensalão. Em entrevista à "Folha de S.Paulo", em 2005, ele citou o suposto esquema de compra de apoio parlamentar durante o primeiro mandato do presidente Lula.

Saúde

Roberto Jefferson pediu ontem licença da presidência do PTB por motivos de saúde. Ele ficou internado por uma semana, de 12 a 19 de setembro, com quadro de infecção intestinal e desidratação.

O ex-deputado, 59, foi operado no final de julho no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, para uma cirurgia para a retirada de um tumor no pâncreas.

Ontem, após a condenação, seu advogado, Luiz Francisco Corrêa Barbosa, disse ao UOL seu cliente encontra-se bem, apesar de magro.

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760