05 de Maio de 2024
05 de Maio de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Quarta-feira, 17 de Abril de 2024, 10:06 - A | A

Quarta-feira, 17 de Abril de 2024, 10h:06 - A | A

Suposta “máfia de reprovação”

Sindicato contesta denúncia e promete acionar morador de VG por alegações infundadas e manipulação de imagens

O Sindicato informou que irá tomar as medidas cabíveis contra as alegações infundadas e a possível manipulação de imagens de um vídeo apresentado pelo denunciante

Adriana Assunção/VGN

O Sindicato dos Servidores do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) contestou nesta quarta-feira (17.04) a denúncia do morador de Várzea Grande, Matheus de Arruda Dalla Nora sobre suposta “máfia de reprovação”. O Sindicato também rebateu as denúncias contra a examinadora, informando que a profissional alega que avaliou o desempenho do candidato conforme os critérios do Manual de Examinador (Resolução nº 09/2012 do CETRAN-MT).

“A servidora do Detran reafirma que no dia do teste em questão – 13 de abril - o candidato não realizou uma parada obrigatória na Travessia Eduardo Gomes, apenas diminuiu a velocidade e entrou na via sem cumprir a obrigação de parada e sem observar a presença de um ciclista que trafegava na via preferencial”, cita trecho da manifestação. 

Ainda conforme a nota, é necessário esclarecer que o mesmo candidato já havia sido reprovado em um teste anterior – em 06 de abril - em razão da realização de uma manobra perigosa na pista da Interlagos, conforme relatório confeccionado pela comissão composta no referido dia.

Conforme nota,  o SINETRAN/MT irá tomar as medidas cabíveis contra as alegações infundadas e a possível manipulação de imagens de um vídeo apresentado pelo denunciante, uma vez que não há data e nem horário no referido vídeo, podendo tratar-se de qualquer outro dia de teste e de qualquer outro candidato. “A assessoria jurídica do SINETRAN/MT lembra ainda que o comportamento do referido candidato está tipificado nos artigos 139 e 140 do Código Penal brasileiro.”

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) também respondeu à denúncia por meio de nota. Conforme o órgão, os procedimentos de acompanhamento, monitoramento e avaliação dos candidatos em processo de habilitação para condução de veículos automotores é realizada de forma técnica, impessoal e objetiva, seguindo as regras dispostas na legislação de trânsito.

“Importante destacar que esta Autarquia promove continuamente a formação dos profissionais Examinadores de Trânsito e dos recursos tecnológicos de acompanhamento das atividades de formação dos condutores em processo de habilitação.”

Consta ainda da nota, que neste ano de 2024, o Detran-MT também registrou um percentual de 37% de reprovações nos exames práticos de direção de veículo 4 Rodas (carro), estando os índices da cidade de Várzea Grande dentro da média de aprovações e reprovações do Estado de Mato Grosso.

Ainda conforme a nota, em contato com a equipe da Ciretran de Várzea Grande, obtivemos a informação de que “durante o percurso, o candidato fora reprovado, pois não realizou a parada obrigatória na Travessia Eduardo Gomes, onde o candidato apenas diminuiu a velocidade e entrou sem cumprir a obrigação de parada obrigatória e da atenção acerca do ciclista que trafegava na via preferencial. Imediatamente após o ocorrido o candidato foi avisado acerca da falta cometida e da necessidade de remarcar o teste prático. É necessário esclarecer ainda que no dia 06/04/2024 o mesmo candidato reprovou em razão de ter realizado uma manobra perigosa, conforme relatório confeccionado pela comissão composta no referido dia”.

Leia também: Morador de VG denuncia suposta “máfia de reprovação dos testes” do Detran-MT

 VEJA NA ÍNTEGRA NOTA DO SINDICATO  

Sindicato dos Servidores do Detran contesta denúncia de suposta “máfia da reprovação”

Entidade irá tomar as providências cabíveis contra alegações infundadas e possível manipulação de imagens

O Sindicato dos Servidores do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) vem à público contestar a denúncia feita por um candidato à condutor veicular que alega ter sido reprovado injustamente em um teste realizado em Várzea Grande em razão de uma suposta “máfia de reprovação”. As alegações foram noticiadas pelo site VG Notícias nesta terça-feira (16/04).

A examinadora citada na reportagem pelo denunciante Matheus de Arruda Dalla Nora esclarece que avaliou o desempenho do candidato conforme os critérios do Manual de Examinador (Resolução nº 09/2012 do CETRAN-MT). A servidora do Detran reafirma que no dia do teste em questão – 13 de abril - o candidato não realizou uma parada obrigatória na Travessia Eduardo Gomes, apenas diminuiu a velocidade e entrou na via sem cumprir a obrigação de parada e sem observar a presença de um ciclista que trafegava na via preferencial.

É necessário esclarecer ainda que o mesmo candidato já havia sido reprovado em um teste anterior – em 06 de abril - em razão da realização de uma manobra perigosa na pista da Interlagos, conforme relatório confeccionado pela comissão composta no referido dia.

Provido de documentos comprobatórios e motivado pelos fatos citados acima, o SINETRAN/MT irá tomar as medidas cabíveis contra as alegações infundadas e a possível manipulação de imagens de um vídeo apresentado pelo denunciante ao site VG Notícias, uma vez que não há data e nem horário no referido vídeo, podendo tratar-se de qualquer outro dia de teste e de qualquer outro candidato.

A assessoria jurídica do SINETRAN/MT lembra ainda que o comportamento do referido candidato está tipificado nos artigos 139 e 140 do Código Penal brasileiro.

 

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760