12 de Maio de 2024
12 de Maio de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Várzea Grande Sábado, 10 de Junho de 2017, 09:30 - A | A

Sábado, 10 de Junho de 2017, 09h:30 - A | A

Contraditório

Várzea Grande não atinge meta de vacinar prioritários, porém, limita atendimento a 30 pessoas ao dia

Adriana Assunção e Edina Araújo/VG Notícias

VG Notícias

Vacina contra gripe

Várzea Grande não atinge meta de vacinar prioritários, porém, limita atendimento a 30 pessoas ao dia

“Apenas 30 fichas são distribuídas às pessoas que procuram o Centro de Saúde no bairro Água Limpa, em Várzea Grande, para tomar a vacina contra gripe influenza”, afirmou à moradora Crislaine dos Santos, que faz parte do grupo prioritário, por ser portadora de doença crônica.

Ao oticias, Crislaine contou que esteve duas vezes no Centro de Saúde e não conseguiu tomar a vacina, porque não havia mais ficha e, segundo a coordenadora da unidade de saúde, não tem servidores suficientes para atender e também não tem impressora para emitir o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

A reportagem do oticias esteve 'in loco' e constatou que realmente são distribuídas apenas 30 fichas ao dia e confirmou a reclamação da moradora que está faltando servidor e também impressora na unidade de saúde, por conta disso, sempre há descontentamento por parte dos moradores que procuram o Centro de Saúde na tentativa de se protegerem da gripe.

A vacina disponível no SUS protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no país: A/H1N1; A/H3N2 e influenza B. Os grupos prioritários devem se vacinar todos os anos, conforme o Ministério da Saúde.

Vale lembrar que Várzea Grande continuou vacinando os grupos prioritários por não atingir a meta de aplicar 48.327 vacinas, mesmos com orientação do Ministério da Saúde. Muitos municípios, a exemplo de Cuiabá, já começou a vacina para toda população.

Sobre a orientação do Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde (SES/VG) afirmou ainda que a partir de segunda-feira (12.06) a vacina será ampliada para todas as faixas estaria.

Outro lado – A primeira versão da assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde de Várzea Grande foi desmentir a moradora, alegando que: “Não temos senha, a gente não tem nem quem vacinar, como vamos ter senha, estamos indo nas escolas buscar os grupos prioritários, chegamos a ir nas creches para conseguir vacinar algumas crianças, os agentes de saúde foram até em algumas unidades para vacinar os servidores”, afirmou.

Sobre o cartão, a assessora informou que “os postos de saúde estão fazendo o cartão normalmente, para as pessoas que não possuem o cartão, mas se existe um problema de falta de impressora, o que a secretária não está informada, é que a moradora poderá imprimir normalmente em outro local”.

Após a reportagem do VG Notícias informar que havia constatado “in loco” a reclamação da moradora Crislaine, a assessoria de imprensa da Saúde do município, emitiu outra nota. Confira na íntegra.

Em relação ao pedido de informações deste conceituado órgão de comunicação, a Secretaria de Comunicação Social de Várzea Grande informa que:

A política de organização da Secretaria Municipal de Saúde para todas as suas unidades, parte do princípio de um ordenamento com rigoroso controle, pois a saúde pública demanda altos investimentos;

Dessa política decorre a necessidade de se promover alterações na rotina de atendimento que é feito com a emissão de senhas para controle, mas sem nenhum tipo de limitações, ou seja, quem comparecer as unidades será atendido, principalmente em relação a vacinação;

* As unidades de saúde estão promovendo o agendamento para consultas em dia posterior ao solicitado, mesmo assim, todas as unidades tem ordem de encaminhamento para os casos de urgência e emergência;

A Secretaria de Comunicação Social de Várzea Grande informa ainda que a Ouvidoria do Município dispõe de vários canais de reclamações que podem ser acionados cobrando posições a respeito das ações desenvolvidas pelo município e por seus órgãos.

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760