14 de Maio de 2024
14 de Maio de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Várzea Grande Terça-feira, 17 de Outubro de 2017, 11:50 - A | A

Terça-feira, 17 de Outubro de 2017, 11h:50 - A | A

Assistência Social

Prefeitura de VG inaugura Casa de Acolhimento para criança e adolescente em vulnerabilidade

Adriana Assunção/VG Notícias

VG Notícias

Casa de Acolhimento

Lucimar inaugura Casa de Acolhimento para crianças e adolescentes

A nova “Casa de Acolhimento para Criança e Adolescente”, espaço onde serão acolhidas crianças e adolescentes, encaminhadas pelo Juizado da Infância, pela Defensoria ou pelo Conselho Tutelar, vítimas de qualquer tipo de vulnerabilidade foi inaugurada pela Prefeitura de Várzea Grande, na manhã desta terça-feira (17.10), no município.

Segundo a secretária de Assistência Social, kathe Martins, o município está transferindo a antiga Casa de Passagem para a nova unidade, com capacidade de atender 20 adolescentes, sendo 10 vagas feminina e 10 masculina.

“O espirito que nós queremos trazer pela casa é da humanização, para as crianças aqui acolhidas, para que ela tenha um espírito de uma casa, de um lar, não de um espaço onde elas estejam reclusas presas, aqui elas vão ter atividades no dia-a-dia, assim como terá a frequência escolar, até que por ordem judicial, elas sejam reinseridas na sociedade e no lar de sua família. Nessas condições, hoje o município atende três meninos e seis meninas”, relatou a secretária.

A prefeita Lucimar Campos (DEM), disse que o espaço oferecido pelo município será um “lar” para as crianças acolhidas. “É um grande local onde todos nós dentro da Assistência Social estamos procurando fazer dentro de nosso município, são crianças e adolescentes que tem problemas dentro de suas famílias e estão em vulnerabilidades, não conseguem realmente trazer um lar de acordo como eles gostaria de ter, e aqui eles estão encontrando esse lar por pouco tempo, logicamente até retornar para sua família”, afirmou Lucimar.

Durante a visita no interior da casa, a promotora de Justiça da Infância e juventude, Michelle Villela, afirmou que o local deverá receber crianças e adolescentes de nove a 18 anos de ambos os sexos, que foram retiradas da família somente em último caso, como violência física, psicológica e abusos sexuais.

“A lei prevê que o acolhimento é a última medida, é mais gravosa a retirada da criança e do adolescente do seio familiar, do seu responsável e deve ser feito no último caso, é a exceção. Contudo, em certos casos da violência física, psicológica, abusos sexuais que não é possível naquele momento de plano entregar a criança ao seio familiar, ou reintegrá-lo à sua família então há esse acolhimento emergencial, e após analisado o caso, para ver se vai haver a reintegração à família biológica ou se será encaminhada à família substituta na modalidade guarda ou adoção”, explicou a promotora.

O secretário de Assuntos Estratégicos, Jaime Campos (DEM), destacou o investimento da prefeita Lucimar em trabalhos que exaltam o atendimento social. “A prefeita Lucimar tem pautado na sua condição no sentido de fazer o que de fato atende o ser humano, o local tira as crianças das ruas em situação de risco, esta casa lamentavelmente é para atender crianças que estão na margem do risco. Por isso todos os investimentos da prefeita Lucimar Campos são investimentos que frisa primeiramente o ser humano”, ressaltou Jaime Campos.

A nova “Casa de Acolhimento para Criança e Adolescente” está localizada na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, n° 800, bairro Planalto Ipiranga II. A unidade conta com quartos, biblioteca, lavanderia, área de recreação, jogos, sala de TV, recepção, refeitório, ar condicionado e jardim externo.

Álbum de fotos

VG Notícias

VG Notícias

VGNotícias

VGNotícias

VGNotícias

VGNotícias

VGNotícias

VGNotícias

VGNotícias

VGNotícias

VGNotícias

VGNotícias

VGNotícias

VGNotícias

VGNotícias

VGNotícias

VGNotícias

VGNotícias

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760