14 de Maio de 2024
14 de Maio de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Várzea Grande Terça-feira, 06 de Junho de 2017, 09:30 - A | A

Terça-feira, 06 de Junho de 2017, 09h:30 - A | A

Prazo

Entrega do Centro Odontológico de VG pode ser adiada

Adriana Assunção/VG Notícias

VG Notícias

centro odontologico

Apesar de constar pedido de prorrogação nos autos, coordenador da obra garante entrega no prazo

A conlusão da obra do primeiro Centro Odontológico de Várzea Grande foi adiada por decisão do juiz da Vara Especializada do Meio Ambiente, Comarca de Cuiabá, Rodrigo Roberto Curvo.

O magistrado atendeu a solicitação da empresa responsável pela obra, Vencopar Investimentos e Participações S/A, e prorrogou a conclusão para 60 dias. A obra estava prevista para ser concluída no início de junho.

A empresa, assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), em 2015, junto ao Ministério Público do Estado (MPE/MT) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Econômico e Turismo, para construção do Centro Odontológico do município, para compensar danos causados ao meio ambiente, por edificar em área de preservação.

Em sua decisão, o magistrado considerou a justificativa da empresa sobre a existência de “alguns contratempos na execução da obra”.

Vale destacar, que em audiência realizada em 02 de março, entre o MPE a procuradora geral de Várzea Grande, Sadora Xavier Fonseca Chaves e o engenheiro responsável pelo projeto do Centro Odontológico, Janderson Diego Figueiredo com a empresa Vencopar Investimentos e Participações S/A, foram pontudas pelos advogados da empresa a obrigação de readequar o projeto, reformulando as planilhas de custos, que tinha valor inicial de R$ 2.040.000,00.

Mesmo com a readequação, segundo advogados da empresa, o projeto arquitetônico permanece inalterado e a substituição de materiais serve para garantir a execução da obra no valor inicialmente orçado.

Na justificativa a empresa esclareceu que a obra original foi iniciada com fundação e materiais diversos dos que constavam na planilha de custos, o que também justificou a necessidade de alterar os materiais utilizados para não ser necessária a demolição da edificação já realizada. Os advogados pontuaram também os serviços que não constavam do projeto inicial e que foram introduzidos pelo município.

“Houve a necessidade de implantação de redes de lógica, que não foram quantificados no projeto original. Não há projeto da caixa d’água, mas isso está sendo providenciado”, trecho extraído da ata de audiência.

Todas as alterações foram pontuadas após embate judicial, que resultou na troca da Construtora Satélite para a Construtora Apolo Construção Civil e Transportes, contratada pela Vencopar Investimentos e Participações S/A para execução da obra.

O acompanhamento da obra está sendo vistoriado pelo Centro de Apoio Operacional (CAOP), órgão auxiliar do Ministério Público.

Vale lembrar que no TAC, ficou acordado que a empresa repassaria R$ 2.048.000,00 milhões, em seis prestações, para a construção do Centro de Especialidades Odontológicas na área do antigo “Postão”.

Outro lado - Apesar de constar nos autos o pedido de prorrogação do prazo de conclusão por 60 dias - a partir de 17 de maio, um dos coordenadores da obra, que trabalha para a empresa Apolo - atual responsável pela construção no Centro -, Adão Batista, afirmou à reportagem do oticias que até a próxima sexta-feira (09.06) a obra será entregue à Prefeitura de Várzea Grande. Porém, destacou que faltará alguns "reparos" a serem concluídos.

 

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760