07 de Maio de 2024
07 de Maio de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Várzea Grande Quinta-feira, 29 de Outubro de 2015, 15:24 - A | A

Quinta-feira, 29 de Outubro de 2015, 15h:24 - A | A

Várzea Grande

“CAPS AD em VG está abandonado. Não há atendimento humanizado” denuncia vereador

A unidade do Caps AD atende 220 pacientes em tratamento, conforme dados da Prefeitura municipal.

Redação com Assessoria

Em visita ao Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) de Várzea Grande, o vereador Gilson Banegas (PTC), constatou abandono por parte do Poder Público e falta de atendimento humanizado. A unidade do Caps AD atende 220 pacientes em tratamento, conforme dados da Prefeitura municipal.

De acordo com o vereador, a unidade não conta com nada de atrativo, o que dificulta para o dependente se inserir no tratamento. “Os pacientes não têm como passar mais do que três horas naquele ambiente, não suporta a junção de pessoas usuárias de Drogas” destacou.

Atualmente Várzea Grande conta com três Caps: CAPS-AD II, CAPS II, e CAPS I - Infanto-Juvenil. No entanto, conforme o parlamentar, os CAPS do município funcionam em locais inapropriados.

Gilson defende que o município inclua no orçamento do próximo ano recursos para construir uma estrutura descente para instalar as unidades. “Atualmente os Caps do município funcionam todos em lugares alugados. É necessário recursos para que no orçamento do próximo ano, sejam construídas estruturas próprias, pois hoje são em casas alugadas e inapropriadas” enfatizou.

Outro ponto destacado pelo vereador é que os Caps do município não possuem equipe técnica completa para atender os usuários em tratamento. “Falta psicólogo e assistente social, além de enfermeiro e outros técnicos para atender a demanda” disse ao completar que tem dia, conforme foi informado por um usuário durante a visita, que nem material para as atividades de terapia ocupacional, importantes no Tratamento e na socialização dos pacientes, as unidades não dispõem.

“Falei com um usuário ele me disse que há muito tempo falta remédio” ressaltou. Segundo Gilson, o farmacêutico da unidade conformou a versão do usuário e disse que esse problema vem de muito tempo, e ele faz o que pode.

Além disso, conforme um servidor, que não será identificado para evitar represálias, tem 28 meses que o município cortou verba para lanche.

“O Caps atende dezenas de pacientes, porém, este número reduz cada vez mais, pois, além e ser uma demanda difícil se depara com as dificuldades” relatou o vereador.

Na tentativa de solucionar o problema, Gilson Banegas solicitou, via oficio encaminhado ao secretário de Saúde, Cassius Clay, todos os convênios que o município tem com verba federal para ter conhecimento do que vem sendo feito com os repasses.

Vale destacar que as unidades dos Caps são destinadas para o tratamento de pessoas com transtornos mentais graves e severos, dependentes químicos e alcoólicos, maiores de 18 anos.

Outro lado - Em nota, a assessoria de imprensa da Saúde de Várzea Grande negou abandono do Caps AD, confira abaixo na íntegra:

A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande por meio da Coordenadoria da Saúde Mental informa que o Caps AD não está abandonada nem com falta de profissionais. Pelo contrário, dentre as Unidades especializadas nesse tipo de atendimento é uma das mais bem equipadas e estruturadas para atender esse público. Com relação a falta de medicamentos houve falta, no entanto, de acordo com informações da Coordenadoria de Assistência Farmacêutica já foi dada a ordem de serviço para compra e aquisição. Agora cabe aos fornecedores fazerem a entrega dos medicamentos específicos para esse tipo de tratamento. 

Grata

Carolina Miranda
Assessora de Comunicação- SMS-VG

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760