06 de Maio de 2024
06 de Maio de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Várzea Grande Quinta-feira, 29 de Outubro de 2015, 15:34 - A | A

Quinta-feira, 29 de Outubro de 2015, 15h:34 - A | A

Saúde

Após aplicação do SisReg em VG, rede municipal de Saúde realiza mais de 10 mil atendimentos ao mês

SisReg de VG opera no módulo Ambulatorial

Lucione Nazareth/VG Notícias

Mais de 10 mil pacientes vem sendo atendidos em Várzea Grande, por meio do Sistema Nacional de Regulação (SisReg). A informação é do coordenador de Central de Regulação, Jesse Mamede Untar.

De acordo com ele, o sistema foi implantado no município em 2013, mas começou a funcionar a partir de julho deste ano, com a nova gestão, que elegeu como prioridade a área da saúde.

O coordenador explicou que o sistema não funcionava completamente porque em 2010, quando ele foi lançado, o Ministério da Saúde enviou recursos para o governo do Estado investir na aquisição de equipamentos de informática e outros mobiliários para operar o SisReg, porém, até hoje apenas um aparelho de ar-condicionado foi enviado para Várzea Grande.

“A partir de julho deste ano e essa nova gestão decidiu investir com recursos próprios do município para implantar o sistema e toda rede municipal de Saúde, e assim melhorar ainda mais na questão de atendimento dos pacientes do nosso município”, relatou Jesse.

Untar apontou que ao todo 29 unidades de saúde de Várzea Grande estão operando com o sistema, sendo que todas elas têm uma mini Central de Regulação que auxilia no cadastramento do paciente para marcar consultas e exames. A Central de Regulação conta ainda com três médicos que são responsáveis pela avaliação dos pacientes para encaminharem para realizar de exames.

“Hoje com o sistema o pacientes consegue sair da unidade de saúde do seu bairro com a consulta ou exame marcado, sendo que antes eles esperavam em média até 15 dias. Tudo está mais fácil e ágil para todos, principalmente para a população que está sendo atendida com mais agilidade”, destacou.

O coordenador disse que atualmente o SisReg opera no módulo Ambulatorial - controla o funcionamento da Central de Regulação de Consultas e Procedimentos SUS-, mas que o objetivo é operar também no módulo Hospitalar- controla o funcionamento da Central de Regulação de Procedimentos Hospitalares SUS.

Apesar de tudo isso, Untar declarou que existe ainda a falta de consciência de algumas pessoas que pode prejudicar na realização de exames e consultas por meio do sistema.

“Tem muitas pessoas que marcam exames e consultas, e depois não vão. As pessoas têm que entenderam que quando elas marcam estão tirando uma vaga, e não indo essa consulta, por exemplo, pode estar prejudicando uma pessoa que realmente precisava daquela consulta. Com essa conscientização o nosso sistema poderá funcionar ainda mais de forma eficiente”, finalizou Untar.

Sistema Nacional de Regulação – O SisReg é um sistema on-line, criado para o gerenciamento de todo Complexo Regulatório indo da rede básica à internação hospitalar, visando a humanização dos serviços, maior controle do fluxo e otimização na utilização dos recursos.

Para o município ter direito ao sistema é necessário computador com processador acima de Pentium III com 500 MHz e 128 Megas de Memória RAM; possuir acesso a Internet discada ou banda larga; estar devidamente cadastrado no sistema; ter participado do treinamento, entre outros.

Com o sistema, acaba com o extravio de solicitações de exames laboratoriais e consultas; agrega qualidade ao serviço SUS; como também otimiza recursos (Cotas e Tetos).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760