A ação de “Ronda Escolar” da Guarda Municipal de Várzea Grande reduziu os índices de violência nas unidades escolares e tem promovido mais segurança aos estudantes e profissionais da Educação, coibindo atos de vandalismo e crimes como roubos e furtos. A ação faz parte do projeto Guarda Cidadã, onde duas equipes são destinadas para promover a segurança ostensiva em unidades escolares.
Segundo informou o comandante da Guarda Municipal, Evandro Homero Dias, em três meses de atuação (agosto a outubro), a guarda realizou 494 rondas escolares em todas as unidades da rede pública municipal, além de instituições privadas. “O nosso objetivo é minimizar as ocorrências que acontecem tanto no interior da unidade escolar, bem como nas áreas externas das escolas, onde acontecem ocorrências, como brigas e assaltos”, comentou.
Outro ponto positivo é que a Guarda Municipal tem conseguindo manter os alunos distantes de pessoas mal intencionadas que venham induzi-los a prática de atos ilícitos, como a consumo de drogas.
“Não temos mais observado durante a realização das rondas, a presença dessas pessoas. Isso mostra que a atuação da GM tem sido satisfatória. Mas para o sucesso deste projeto é essencial o engajamento de cada diretor e demais funcionários da escola, além do apoio de outras instituições de segurança pública, e as comunidades no entorno das unidades escolares”, informou o comandante.
O secretário de Defesa Social, Alexander Torres Maia lembra que o projeto “Ronda Escolar”, possuí um leque de medidas de prevenção e apoio a classe estudantil, como a dinâmica de grupo, palestra sobre vários temas, peças de teatro de fantoches e atividades recreativas.
“Essas ações são importantes uma vez que proporcionam aos agentes da Guarda Municipal a oportunidade de estar cada vez mais próximos dos alunos e suas famílias, desempenhando não somente um papel de educador, mas de um articulador de ações preventivas e de bons exemplos a serem seguidos”.