12 de Maio de 2024
12 de Maio de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quinta-feira, 17 de Janeiro de 2019, 14:14 - A | A

Quinta-feira, 17 de Janeiro de 2019, 14h:14 - A | A

DECRETO

Mauro autoriza quebra de ordem cronológica de pagamento e reduz cargos comissionados

Rojane Marta & Edina Araújo/VG Notícias

VG Notícias

Mauro Mendes

Mauro Mendes também decretou a redução do número de cargos comissionados 

Decreto assinado pelo governador Mauro Mendes (DEM), autoriza a quebra de ordem cronológica de pagamento pelo prazo de 180 dias. Porém, a hipótese será aceita somente quando conter relevantes razões de interesse público e mediante prévia justificativa da autoridade competente.

“Entende-se por relevante razão de interesse público a atual restrição financeira, que impede a quitação de todas as despesas do exercício e de restos a pagar” cita decreto.

Deverão ser priorizados, conforme decreto, contratos continuados vigentes, relacionados aos serviços públicos essenciais.

O Decreto, que estabelece diretrizes para controle, reavaliação e contenção das despesas públicas, também suspende temporariamente, a contratação de servidores considerados não essenciais para a atividade finalística e suspende o pagamento de horas extraordinárias.

Ainda, em questões ligadas ao funcionalismo público, o decreto suspende a tramitação dos processos que objetivam a restruturação ou qualquer revisão de planos de cargos, carreiras e vencimentos e suspende a concessão de afastamentos de servidores públicos para realização de cursos de aperfeiçoamento.

Suspende ainda, a disponibilização de pessoal com ônus para o órgão ou entidade de origem e rescinde todas as cessões de servidores públicos que prevejam ônus para o órgão de origem ou, em um prazo de 60 dias, firmar aditivo que transfira o ônus para o órgão cessionário.

A realização de concurso público no âmbito estadual também foi suspensa. Bem como, o governador decretou a redução do número de cargos comissionados e contratos temporários e vedou a concessão de licença –prêmio que implique em contratação temporária d substituto.

Ainda, o Decreto estipula que os órgãos e entidades da administração pública deverão reavaliar licitações em curso e a serem instauradas e contratos em vigor. “Concluída a reavaliação, caberá ao órgão imediatamente e na forma da lei, a renegociação dos contratos vigentes, com vistas a redução dos preços contratados, não podendo dessas ações resultar em aumento de preços unitários, aumento de quantidades, redução de qualidade de bens e serviços ou outras modificações contrárias ao interesse público” cita Decreto.

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760