12 de Maio de 2024
12 de Maio de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Sexta-feira, 24 de Novembro de 2017, 11:25 - A | A

Sexta-feira, 24 de Novembro de 2017, 11h:25 - A | A

PEC do Teto

Maluf garante que validade da PEC não será contestada

Adriana Assunção/VG Notícias

Guilherme Maluf

VG Notícias

O deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB), afirmou em entrevista nesta sexta-feira (24.11) que A PEC 10 – Mensagem 67/2017 aprovada pelos deputados e promulgada ontem (23) com 67 emendas, não poderá ser contestada. Segundo Maluf, o tempo que a PEC permaneceu na Casa de Leis, e todos os debates realizados tornam a PEC válida, ainda que não tenha passado por dois turnos como pede a constituição.

“Nós fizemos um estudo com a Procuradoria que entendeu que como tinha sido feita um substituto integral, ela não precisaria cumprir prazo novamente. Então, o prazo que foi cumprido seria suficiente para que atendesse essa segunda votação e que desse uma legalidade a PEC. Nós entendemos que mesmo que ela seja questionada, ela não vai cair, nós tomamos muitos cuidados”, afirmou o deputado durante entrevista a Rádio capital FM.

Com a aprovação, o Estado que tinha urgência poderá economizar R$ 400 milhões em dezembro, valor que deveria ser pago ao Tesouro, caso o Estado não se enquadrasse no benefício do Programa de Recuperação de Créditos do Estado (Refis).

“A Secretaria do Tesouro Real já tem data para estar aqui no Estado de Mato Grosso em função da aprovação da PEC, para validá-la e para que possa enquadrar o Estado de Mato Grosso no Refis”, afirmou o deputado.

Outro fator que beneficia o Estado é o fato do Banco Mundial ter sinalizado que voltará a negociar as dívidas com Estado, dívidas dolarizadas no governo Silval Barbosa (PMDB).

“O próprio banco Mundial já aceita que quer discutir um refinanciamento daquela dívida do “Bank of America”, então isso traria um benefício muito grande para o Estado, porque se o governo Taques não tivesse pago essa dívida, seguramente o governo deveria ter pelo menos R$ 800 milhões em caixa, e foi cumprida, são dois pagamentos anuais e o banco Mundial agora está disposto a conversar, tendo em vista esse esforço que o Estado vai fazer”, destacou Maluf.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760