A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (14.05), a Operação Proteção Integral II, com o objetivo de combater crimes cibernéticos que violam a dignidade sexual de crianças e adolescentes.
Estão sendo cumpridos, simultaneamente, 130 mandados de busca e apreensão e oito mandados de prisão preventiva em todos os Estados brasileiros. A ação foca na identificação e prisão de abusadores sexuais de crianças e adolescentes.
Em Mato Grosso foram cumpridos um mandado de busca e apreensão e uma prisão em flagrante em Cuiabá, um mandando de busca e apreensão em Primavera do Leste, um mandado de busca e apreensão em Barra do Garças e um mandado de busca e apreensão em Pontes e Lacerda.
Durante o cumprimento dos mandados, foram efetuadas 35 prisões em flagrante.
A operação integra forças policiais federais e estaduais no enfrentamento a crimes de abuso sexual infantojuvenil. O foco está na identificação e responsabilização de indivíduos que armazenam, compartilham, produzem ou comercializam material com conteúdo abusivo. A ação também reforça o compromisso das autoridades com a proteção da dignidade sexual de crianças e adolescentes.
A iniciativa dá continuidade ao trabalho iniciado na Operação Proteção Integral I, deflagrada em 12 de março deste ano, evidenciando o esforço permanente da Polícia Federal nesse tipo de crime.
Entre janeiro e abril de 2025, a Polícia Federal já cumpriu 612 mandados de prisão contra foragidos da Justiça por crimes sexuais, o que demonstra o envolvimento de todas as áreas da corporação no combate a esse tipo de delito.
A PF também faz um alerta aos pais e responsáveis sobre a importância de acompanhar e orientar seus filhos, tanto no ambiente virtual quanto no físico, para protegê-los de situações de risco e possíveis abusos sexuais.
Leia também - Atlas 2025 revela escalada da violência em MT, mas destaca apreensão de drogas
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).