A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, na manhã desta terça-feira (06.05), uma operação que resultou no cumprimento de 11 ordens judiciais contra integrantes de uma facção criminosa atuante no município de Rosário Oeste, a 126 km de Cuiabá. O grupo é investigado por envolvimento em tráfico de drogas, homicídios e extorsão de comerciantes locais.
Foram cumpridos seis mandados de prisão e cinco de busca e apreensão, todos autorizados pela Justiça após representação da Polícia Civil. A ação faz parte das investigações de assassinatos ocorridos quatro dias antes na cidade.
Até o momento, sete pessoas foram presas. Durante a operação, os policiais também apreenderam diversas porções de entorpecentes e cestas básicas que pertenciam à facção, utilizadas como forma de cooptação e controle social em comunidades vulneráveis.
As investigações apontam que os homicídios estão diretamente ligados à atuação da facção, que impõe ordens, decreta mortes e executa pessoas que se recusam a integrar ou a colaborar com o grupo criminoso. Também foi identificado que comerciantes locais são extorquidos e obrigados a pagar valores mensais para evitar furtos, depredações e até incêndios criminosos em seus estabelecimentos.
A Polícia Civil segue com as diligências para identificar e prender outros envolvidos.
Leia também: Vereador critica paralisação da Câmara em operações e pede parecer da OAB
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).