13 de Maio de 2024
13 de Maio de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Opinião Quinta-feira, 13 de Junho de 2013, 13:00 - A | A

Quinta-feira, 13 de Junho de 2013, 13h:00 - A | A

Porque Várzea Grande

Empreender, em muitos aspectos, significa antever possibilidades futuras. Quando investimos no potencial de um setor da economia, ou num público específico, ou mesmo em um lugar, estamos buscando acelerar “ou antecipar” uma realidade que já identificamos

por Júlio César de Almeida Braz*

Empreender, em muitos aspectos, significa antever possibilidades futuras. Quando investimos no potencial de um setor da economia, ou num público específico, ou mesmo em um lugar, estamos buscando acelerar “ou antecipar” uma realidade que já identificamos como possível no futuro próximo.

Há 15 anos, quando os cuiabanos pensavam na região da antiga estrada da Guia, várias associações vinham à mente, e quase todas eram de preocupação ou de fundo negativo. Aquela área, à época pouco povoada, era muito mais um eixo de passagem do que um destino em si.

Mas nós víamos de forma diferente. Onde todos enxergavam dúvidas, identificamos um grande potencial de crescimento urbano e de qualidade de vida. Avenidas foram duplicadas, a rede de iluminação pública foi ampliada, houve investimento privado no local, comércios e serviços passaram a dedicar atenção ao “novo” espaço...

Em menos de cinco anos, nasceu um novo ambiente, muito diferente do original. Hoje, podemos afirmar com certeza que uma nova Cuiabá nasceu na região, que hoje é conhecida também como região “dos Florais”, devido à presença dos condomínios horizontais desenvolvidos pela Ginco.

É com esse olho num futuro muito breve que direcionamos nossa atenção hoje à cidade vizinha, Várzea Grande. Basta uma rápida recapitulada em notícias veiculadas sobre os investimentos previstos e já realizados para se solidificar a imagem de um local prestes a se reinventar.

A malha viária da cidade será refeita com os investimentos vindos da Copa do Mundo. A ligação com Cuiabá será encurtada com a construção de mais pontes sobre o Rio Cuiabá. Um novo aeroporto, mais moderno e ampliado, está tomando forma. Só de infraestrutura, há 11 grandes obras em curso, além de pontes, novas vias e o aeroporto, fazem parte desse pacote a implantação de viadutos e a chegada do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), um modal que irá reduzir as distâncias entre a capital e Várzea Grande.

Novas marcas chegaram à cidade, como Havan e Extra. Em 2015, o esperado Várzea Grande Shopping abre suas portas, ampliando a rede de serviços e de lazer para os cidadãos e atraindo ainda mais investidores. Grosso modo, são mais de R$ 2 bilhões de recursos investidos diretamente em melhorias de toda ordem para Várzea Grande.

Esse é um movimento que acompanhamos por todo o Brasil. Cidades de porte médio amadurecem e dão espaço a centros urbanos em que a delimitação física com as capitais praticamente deixar de existir para dar lugar a um novo conceito de ambiente. Ao pensarmos no futuro, o que vemos é uma cidade nova nascendo, com proximidade com a natureza, foco em qualidade de vida e, ao mesmo tempo, estruturada para garantir aos moradores boas opções de comércio e serviços.

*Júlio César de Almeida Braz é diretor presidente da Ginco Empreendimentos.

Comente esta notícia

DRACON 13/06/2013

Esta matéria, realmente reflete uma VERDADE, mas está faltando uma ala da sociedade que não acompanha esta valorização. A classe POLÍTICA daqui, em consequência de um eleitor ignorante, negligente, DESCOMPROMISSADO, elege o pior grupo possível para governar. Políticos medíocres, desonestos, sem preparo nenhum, se elegem por vários mandatos, comprando votos, aliciando eleitores analfabetos, criando uma corrente de "contramão" na cidade. Ficamos nas mãos de IGNORANTES E CORRUPTOS, que fazem o que bem entendem do poder publico!

positivo
0
negativo
0

1 comentários

1 de 1

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760