26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Opinião Domingo, 24 de Junho de 2012, 11:41 - A | A

Domingo, 24 de Junho de 2012, 11h:41 - A | A

Eleições em Várzea Grande – Pesquisa Eleitoral

Preocupado com a dificuldade de Maksuês Leite com os números o VG Notícias decidiu publicar algumas considerações a respeito da pesquisa e de sua significação eleitoral.

por Edina Araújo/VG Notícias

A edição 13331 do jornal Diário de Cuiabá, de 12/06/2012, veiculou pesquisa do Ibope a respeito da corrida eleitoral em Várzea Grande. Foram construídos cinco cenários. Jaime Campos está em dois desses cinco. E nos dois aparece com o maior percentual de intenções de voto.

Maksuês Leite gostou tanto dos resultados de Jaime Campos que, na mesma data, em seu programa policial Comando Geral, anunciou-os de calculadora na mão. Com a calculadora em mãos o ex-deputado fez as contas a respeito da diferença entre Jaime Campos e Wallace Guimarães. Não conseguiu subtrair mentalmente os percentuais de 47% e 20%, respectivamente de Jaime e Wallace.

Preocupado com a dificuldade de Maksuês Leite com os números o VG Notícias decidiu publicar algumas considerações a respeito da pesquisa e de sua significação eleitoral.

Inicialmente, o principal em uma pesquisa é a idoneidade do instituto de pesquisa, segundo Maksuês Leite. Antes de efetuar sua operação aritmética de subtração o apresentador assegurou ao seu telespectador que o instituto não errava jamais. Disse algo assim: “é o Ibope, não é opinião minha não, o Ibope não erra”.

Os números parecem contrariar o apresentador. Nos dois cenários nos quais Jaime Campos aparece como candidato os números não fecham. No primeiro cenário a totalização chega a 98% e não a 100%. No segundo cenário a totalização chega a 101% e não a 100%. Alguém errou: o Ibope ou o jornal Diário de Cuiabá ao publicar os números da pesquisa. E Maksuês errou ao assegurar que um instituto jamais erra uma bobagem que exige a desinformação típica do apresentador.

Erros à parte, porque desinteressa de quem seja a pesquisa é válida. E interessam seus resultados e o que eles significam. Eis o primeiro cenário (no qual os números não fecham em 100%).

 

1º CENÁRIO - NÃO FECHAM OS 100%

JAIME CAMPOS

DEM

47%

WALLACE GUIMARÃES

PMDB

20%

TIÃO DA ZAELI

PSD

4%

DOUTOR FARINA

PT

3%

PROFESSORA NICINHA

PSB

2%

TARCÍSO BASSAN

PSC

0%

BRANCO OU NULO

8%

NÃO SOUBERAM OU NÃO RESPONDERAM

14%

98%

 

Jaime Campos surge com 47% de intenções de voto quando seu nome é apresentado ao pesquisado – a pesquisa é na modalidade estimulada. Contudo, quando a pesquisa foi espontânea (perguntaram ao eleitor em quem ele votaria, sem apresentar o nome) Jaime Campos caiu para 12% de intenções de voto.

A diferença de 47% para 12% é a diferença entre quem conhece Jaime Campos e quem votaria de fato em Jaime Campos. Essa diferença pode ser explicada do ponto de vista do marketing político, mas fica mais clara se for explicada com uma analogia. Em política Jaime Campos é como o Milton Nascimento em música: muita gente conhece o artista, mas pouca gente compra seus discos ou canta suas músicas. Jaime Campos conta com um eleitor fiel ao seu jeito antiquado de fazer política. Se for candidato o senador oscilará entre esses 12% de votos – e só.

No próximo texto o VG Notícias analisará o segundo cenário da pesquisa eleitoral realizada pelo Ibope, instituto quase infalível, a pedido do Diário de Cuiabá, jornal que pode ter errado na publicação dos números da pesquisa.

Advertência a Maksuês Leite: não desgrude da calculadora para acompanhar os textos, assim não incorrerá no mesmo erro e não será tão vexatório para um jornalista apresentador. Até para induzir o eleitor precisa saber convencer, pois nem todos seus telespectadores são analfabetos, isso é uma boa notícia para você.

 

Comente esta notícia

adenildes 22/08/2012

politica tem q ser feita sem ficar oferecendo dinheiro para as pessoas ficarem falando q vao votar em certos candidatos, mas fico feliz pq quem jorra dinheiro na politica é sinal q esta devolvendo ao povo o a mto tempo vem tirando dele

 

positivo
0
negativo
0

Samir B Bom clima 22/08/2012

Samir bairro Bom clima olha a era de Coronelismo aqui em MT tem q acabar para o bem de tds, vamos acreditar q politica de qualidade se faz com pessoas q fizeram a vida trabalhando, e nao ganhando a vida as custas da politica como os Campos

 

positivo
0
negativo
0

Ivan 25/06/2012

Senhor senador Jaime Verríssimo de Campos o povo de VG não se esqueceu da frase das ultimas eleições da familia campos que quando bate no coxo todo mundo vai, fique sabendo senador que o povo de VG não é porco essa derrota vai ser pro senhor, não deixe Lucimar passar essa vergonha pois ela não merece isso

 

positivo
0
negativo
0

Janja 25/06/2012

Já estou ansiosa pelos valores das urnas. O povo não terá dúvidas, caminharão com o DEM.

 

positivo
0
negativo
0

Pamela 25/06/2012

Acredito que o povo ainda está confuso com essas eleições, e parece que querem que continuemos assim... as definições dos candidatos estão demorando muito.
Mesmo com toda essa demora torço por Lucimar.

 

positivo
0
negativo
0

Aparecida M 25/06/2012

Acredito que estas estimativas são interessantes, mas mesmo com tantos números, Jaime Campos ainda é a melhor opção.

 

positivo
0
negativo
0

candinha 25/06/2012

IP Repetido.

 

positivo
0
negativo
0

Antoninha 25/06/2012

IP Repetido

positivo
0
negativo
0

ricardinho 25/06/2012

agora tá explicado porque o bassan nao aparece na pesquisa . Desse jeito so dá jaime.

 

positivo
0
negativo
0

BECO DO PORRETE 25/06/2012

A ERA JAYME CAMPOS JÁ ERA; ACABOU PRA VOCES CAMPOS E CORJA COMPARSAS , CHEGA V. GRANDE ESTA SENDO ROUBADA POR ESSES CAMPOS HÁ MAIS DE 40 ANOS ; SOCORRO POVO DE V. GRANDE , CHEGA, BASTA, V. GRANDE NÃO MERECE MAIS ESSES CAMPOS SAFADOS; SHO CAPETA, SAI DE RÉ, CADEIA NELES URGENTE OK.

 

positivo
0
negativo
0

20 comentários

1 de 2
Última

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760