13 de Maio de 2024
13 de Maio de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Nacional Quarta-feira, 15 de Julho de 2015, 15:12 - A | A

Quarta-feira, 15 de Julho de 2015, 15h:12 - A | A

RIO DE JANEIRO

Procon flagra funcionários alterando validade de produtos em supermercado

Mais de uma tonelada de alimentos impróprios para o consumo foram descartados.

Extra/Com redação VG Notícias

O Procon Estadual do Rio de Janeiro e a Delegacia do Consumidor (Decon) realizam uma operação para fiscalizarem supermercados nesta quarta-feira e prenderam um gerente e dois responsáveis de setor em dois mercados em Niterói, na Região Metropolitana.

A equipe flagrou funcionários do supermercado Extra alterando a data de validade de produtos já vencidos na filial localizada na Rua Visconde do Rio Branco, no Centro de Niterói. No local, mais de uma tonelada de alimentos impróprios para o consumo foram descartados pela equipe de fiscalização.

Segundo o Procon, havia indícios que alguns produtos recebiam novas etiquetas, que apresentavam prazo de validade maior. De acordo com o órgão de defesa do consumidor, até carnes com aparência esverdeada estavam sendo embalados de novo.

A vistoria flagrou várias embalagens com pizzas vencidas nesta quarta-feira, ao lado de outras que já informavam a validade até quinta-feira, dia 16 de julho. As etiquetas originais desses itens, com prazo até quarta-feira, estavam ao lado, e os fiscais perceberam que as marcações antigas estavam sendo substituídas por outras.

Nessa situação, foram encontrados 13,5 kg de salgados e embutidos vencidos de 10 a 13 de julho, 3,2 kg de pizza, 3,1 kg de carne bovina e 72 kg de salgados e embutidos impróprios.

Já no supermercado Exta localizado na Rua Desidério de Olivera, também no Centro de Niterói, mais de 100kg de alimentos impróprios para o consumo foram descartados. Nesta unidade, foram encontrados chocolates fora do prazo de validade.

Entre os intens, havia um quilo de chocolate Ravaello vencido em 1º de maio e 3 quilos do mesmo produto vencido em 5 de maio. Também no loca, foram flagradas 48 unidades de chocolate barra Twix vencido em 13 de junho.

De acordo com informações do órgão de defesa do consumidor, os estabelecimentos vistoriados foram alvos de denúncias, e a fiscalização deverá prosseguir até o fim desta tarde.

Outro lado - Em nota, o Extra rebateu as acusações, confira:

REDE EXTRA – NOTA OFICIAL

O Extra trabalha de acordo com as orientações dos órgãos reguladores e tem rigoroso procedimento para garantir a qualidade de seus produtos. A empresa ressalta que os itens mencionados pelos fiscais foram imediatamente descartados e todas as questões apontadas pelo órgão sanadas. Com relação às etiquetas, a rede esclarece que apenas os preços estavam sendo trocados, em função de uma promoção, mantendo a data de validade original. A rede reorientou seus colaboradores com relação ao padrão de qualidade exigido pela companhia. As lojas funcionam normalmente. 

Comente esta notícia

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760