26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Meio Ambiente Quinta-feira, 05 de Junho de 2014, 09:40 - A | A

Quinta-feira, 05 de Junho de 2014, 09h:40 - A | A

Meio Ambiente

Mil mudas são doadas no horto de Cuiabá no Dia do Meio Ambiente

Unidade colocou aproximadamente mil mudas de plantas para doação. Cerca de 600 alunos de 15 escolas devem participar das atividades.

G1.com

Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, o Horto Florestal Tote Garcia, em Cuiabá, promove a doação de cerca de mil mudas de plantas frutíferas e de sombra, nesta quinta-feira (05.06), dia em que é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A retirada das mudas pode ser feita no próprio parque, que fica localizado na Rua Ivan Rodrigues Araes, no Bairro Coxipó da Ponte, e funciona das 7h às 17h de segunda a sexta-feira.

Entre as espécies frutíferas que serão doadas estão mudas de jabuticabeira, tamarindeiro, jambeiro, aceroleiro e bacuparizeiro. Plantas nativas como o ipê, jacarandá e oiti também estarão disponíveis. A gerente da unidade, Zilda Helena da Silva, explica que conforme a demanda, haverá reposição das mudas. “Não sabemos se todas serão doadas, mas caso falte, colocaremos outras no lugar”, disse a gerente.

Neste dia também ocorre o encerramento da VI Gincana Ecológica, realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria Municipais de Educação (SME) e a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e empresas privadas. Durante cerca de um mês, alunos de 15 escolas foram mobilizados a coletar vários tipos de garrafas plásticas. Os alunos também receberam palestras sobre a importância da educação aliada à sustentabilidade.

A escola que alcançar o maior peso de material reciclável vence a competição e os três primeiros lugares devem ser premiados com kits esportivos. Os kits contêm bolas de futebol, de futsal, basquete, vôlei, rede de vôlei, bombas de ar e conjuntos de coletes para prática esportiva.

A ideia da gincana é despertar na comunidade o interesse em manter limpos tanto a escola quanto a cidade, através da coleta de materiais poluentes que podem ser reciclados.

Zilva conta que o Horto Florestal espera receber neste dia 40 crianças de cada uma das 15 escolas participantes. De acordo com a gerente da unidade, as embalagens recolhidas devem ser vendidas e o dinheiro arrecadado será doado para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Cuiabá.

Os vencedores devem ser anunciados durante o encerramento do evento, que também contará com caminhadas em trilhas ecológicas pelo horto, palestras, sorteios de brindes, teatro, apresentações artísticas e culturais feitas pelas escolas participantes e sessão de fotos.

Comente esta notícia

lambarizinho 13/07/2014

Essa é a diferença de uma Secretaria que funciona e outra, não. E olha que em Cuiabá, também é professor da UFMT.

positivo
0
negativo
0

1 comentários

1 de 1

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760