12 de Maio de 2024
12 de Maio de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Polícia Quarta-feira, 13 de Janeiro de 2016, 17:20 - A | A

Quarta-feira, 13 de Janeiro de 2016, 17h:20 - A | A

Golpe

Golpistas usam nome de prefeito de cidade de MT para cometer fraude

Prefeito diz que até linhas de telefone foram abertas no nome dele

G1.com

Os dados e o nome do prefeito Sebastião Gilmar Luís da Silva (PSD), de Nobres, cidade a 151 km de Cuiabá, estão sendo usados por golpistas para aplicarem o golpe do envelope vazio. O prefeito diz que registrou boletim de ocorrência na Polícia Civil sobre o caso. Já a polícia informou que existe um procedimento para apurar o suposto golpe, no entanto, não há suspeitos presos ou identificados.

O prefeito diz que soube que estava tendo o nome usado por golpistas em meados de março de 2015. O esquema funciona da seguinte forma: os criminosos se passam pelo prefeito e usam os documentos de Sebastião para fazer compras redes sociais, aplicativos e sites de venda e até para abrir linhas de telefone de operadoras usando o endereço da casa do prefeito.

Os golpistas combinam o pagamento por um depósito bancário. Porém, não colocam nenhum valor e mandam o comprovante para as vítimas, que acabam caindo no golpe acreditando ter recebido o dinheiro.

Segundo o prefeito, os golpes com o nome dele e as tentativas de fraude continuaram acontecendo até a semana passada. Sebastião disse que não teve prejuízos financeiros, mas sim um prejuízo moral.

“As vítimas publicam a venda de algum objeto ou produto, esses bandidos ligaram para elas e dizem: 'aqui é o Sebastião, tenho interesse em comprar'. Eles fazem a negociação, pegam a conta e fazem o falso depósito. A maioria das pessoas aguarda a comprovação do depósito. Mas quando isso não acontece, acaba se concretizando o golpe”, declarou.

O gestor diz que soube que os golpistas negociaram diversos produtos, como perfumes, tratores e até máquinas industriais. “Já fizeram compras em meu nome, usaram meu endereço para habilitar três linhas de telefone de operadora. Tinha até fatura aberta para pagar. Meus dados e informações são públicos e qualquer pessoa pode ter acesso”, contou.

O prefeito relatou que fez o boletim de ocorrência em Nobres. No entanto, uma vítima também prestou queixa sobre o golpe em Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá, além de outras cidades.

“Eles pegam um número de celular, colocam uma fotografia minha no aplicativo [de mensagem] e se passam por mim. O transtorno é muito grande. Não tenho prejuízo financeiro, mas tenho um prejuízo moral”, lamentou.

O delegado Caio Fernando Alvares de Albuquerque investiga o caso na Polícia Civil de Nobres.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760