12 de Maio de 2024
12 de Maio de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Artigos Quarta-feira, 16 de Setembro de 2015, 13:43 - A | A

Quarta-feira, 16 de Setembro de 2015, 13h:43 - A | A

opinião

Sabia como escolher a senha perfeita?

Algumas pessoas usam aplicativos ou sites dedicados a guardar senhas

por Márcio Junior*

Quando o site de infidelidade Ashley Madison foi alvo de um ataque de hackers, há dois meses, mais de 11 milhões de senhas foram decodificadas. O caso ilustrou os perigos de se ter senhas pouco seguras. Nessa terça-feira, a agência de segurança e inteligência do governo britânico (Government Communications Headquarters, ou GCHQ) publicou novas diretrizes para melhorar a segurança online.

Senhas complexas - Muitos sites exigem senhas complexas, com uma mistura de letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos. O relatório do GCHQ sugere que senhas complicadas podem, na verdade, ser contraprodutivas, já que as pessoas as escrevem ou as utilizam em outros sites.

"Muito se fala sobre senhas longas e complexas serem mais seguras. Mas esse nem sempre é o caso", afirma o professor Steven Murdoch, do Departamento de Ciências da Computação da University College London.

"Sistemas seguros não deveriam apenas confiar em uma única senha, mas sim ter controles técnicos complementares para se detectar comportamentos anormais e proteger a conta do usuário."

Usar símbolos e pontuação também pode ser uma chateação para quem está no celular. "É difícil de digitar senhas complexas em tela der toque, já que você tem de trocar os teclados", disse a professora Ângela Sasse, diretora de pesquisa sobre segurança da informação, também na University College London.

Gerenciadores de senhas - Algumas pessoas usam aplicativos ou sites dedicados a guardar senhas. Assim eles podem recuperá-las facilmente no caso de as esquecerem. Mas esses apps também funcionam com senha – então você precisa memorizar mais uma.

Muitos sites agora oferecem uma autenticação em duas fases. Além de colocar sua senha, você também tem de usar um código, normalmente enviado ao seu celular. Facebook, Google e Twitter já oferecem esse dispositivo.

*Márcio Junior e BBC BRASIL.com

Diga NÃO as queimadas! Clique AQUI 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

 Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760