26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Várzea Grande Quinta-feira, 06 de Agosto de 2015, 11:29 - A | A

Quinta-feira, 06 de Agosto de 2015, 11h:29 - A | A

Secretário garante apoio do Estado para a Saúde Pública

O secretário determinou que sua equipe técnica organize um planejamento para que as reivindicações sejam atendidas.

Secom/VG

A prefeita de Várzea Grande, Lucimar Campos (DEM), recebeu em seu gabinete na manhã de hoje (06.08) a visita do secretário de Estado de Saúde, Marco Bertúlio para a apresentação das demandas mais urgentes da Saúde Pública de Várzea Grande. O Estado se posicionou de forma favorável mediante as necessidades apresentadas com melhor aporte financeiro para custeio das ações e serviços de saúde do município. A prefeita Lucimar apresentou o levantamento de como está funcionando a Rede de Serviços do Sistema Único de Saúde. O Pronto-Socorro por atender pacientes de vários municípios que compõe a região metropolitana, foi o apontado como o ponto principal que necessita de maior aporte financeiro por parte do Estado no custeio dos seus serviços.

A prefeita Lucimar também explanou sobre como encontrou a Saúde Pública de Várzea Grande. Fez visitas in loco em todas as Unidades e fez o diagnóstico das necessidades de cada uma. Apontou para o secretário de Estado que a demanda mais urgente é patrocinar obras e reformas nas cinco policlínicas existentes.  “A Unidade de Pronto Atendimento - UPA 24 horas quando for entregue a população em pleno funcionamento, será também necessário que o Estado ajude com o custeio. Paralelamente, queremos iniciar o Processo de obras nas policlínicas. Isso vai significar para a Saúde Pública de Várzea Grande uma maior atenção do Poder Público no atendimento da Atenção Básica e Secundária”, disse a prefeita.

Outra demanda apresentada pela prefeita ao secretário estadual de Saúde foi a de melhorar  as transferências fundo a fundo dos Programas de Saúde, além de pleitear custeios para serviços.

O secretário de Estado de Saúde, Marco Bertúlio disse que essa primeira visita foi para se apresentar as autoridades municipais de Várzea Grande por determinação do governador Pedro Taques. Disse que as reivindicações de Várzea Grande são pertinentes e vão ser atendidas. O Governo do Estado reconhece a importância do município no contexto estadual na prestação de serviços de Saúde e atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde de Mato Grosso.

O secretário determinou que sua equipe técnica que o acompanhou durante a visita organize um planejamento para que as reivindicações sejam atendidas, tanto na esfera financeira quanto na operacionalização dos serviços.

Marco Bertúlio solicitou ainda a prefeita que seja elaborada uma Planilha de custos dos gastos mensais da Administração Pública na área da Saúde para que seja feita justiça por Várzea Grande no aumento de rapasses mensais por parte do Estado para o município. “A UPA 24 horas já terá atenção especial no custeio. Mas o que se observou aqui na reunião de hoje, é que Várzea Grande necessita e muito da parceria pelo seu quantitativo de atendimento. O Governo do Estado é e continuará sendo parceiro de Várzea Grande para o melhoramento do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde na Rede de Serviços do Estado, do qual Várzea Grande está inserida”.

Outro assunto abordado pelo secretário de Estado de Saúde foi sobre o ato de lançamento da Campanha Nacional no enfrentamento a Hanseníase. O Estado de Mato Grosso figura como sendo o mais endêmico para a doença. O Ministério da Saúde tem como intenção promover um ato em Mato Grosso na união de esforços entre os Entes Federados visando diminuir os índices da doença no Brasil e principalmente em Mato Grosso.  A proposta do secretário de Estado de Saúde, Marco Bertúlio é estabelecer um pacto de ações entre o Estado e os municípios para alcançar os objetivos que serão estabelecidos como metas de trabalho no combate a Hanseníase. 

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760