26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Variedades Quarta-feira, 17 de Agosto de 2016, 15:46 - A | A

Quarta-feira, 17 de Agosto de 2016, 15h:46 - A | A

Novo vírus no Facebook já infectou e roubou mais de 10 mil contas em apenas 2 dias

TecTudo / Mundo Conectado

Segundo informações da Kaspersky Antivírus, um novo vírus que está se espalhando pelo Facebook já fez mais de 10 mil vítimas em apenas dois dias após ter sido lançado, no final de junho.

O ataque de phishing é espalhado por meio de notificações de marcações em publicações de amigos. Logo, ele instala versões infectadas no navegador Chrome, ou extensões capazes de bloquear a conexão com sites de segurança, em computadores com sistema Windows.

O processo de infecção ocorre em dois estágios. O primeiro, que se inicia no momento do clique sobre a notificação. Logo, o arquivo malicioso encerra o navegador e instala uma versão infectada que imita o login do Facebook. Assim, ao fornecer os dados, a pessoa tem sua rede social comprometida.

No segundo estágio, que começa logo após o login, o novo arquivo baixado muda as configurações de privacidade da conta, roubando a identidade, engajando publicações fraudulentas com conteúdos que prevê disseminar o malware.

Segundo dados da Kaspersky Lab, o Brasil foi o país mais afetado até o momento, registrando 37% das ocorrências. Em seguida, Polônia, Peru, Colômbia, México, Equador, Grécia, Portugal, Tunísia, Venezuela, Alemanha e Israel (onde a origem do problema foi detectada).
Desenvolvido para funcionar apenas em sistemas Windows, celulares e tablets não são passíveis de infecção, a exceção seria apenas os modelos de Windows Phone, que poderiam ser contaminados em raras oportunidades.

O vírus funciona por meio de uma falha no Facebook, que segundo a empresa, já foi corrigida. A recomendação é que os usuários confiram a lista de extensões do navegador Chrome e apague as suspeitas. Neste caso, o plugin em questão aparece com o nome de thnudoaitawxjvuGB, que é capaz de controlar o perfil na rede social e bloquear o acesso a sites de segurança e antivírus.

Assim, desconfie de qualquer download que sugira melhorias no funcionamento de sites que você já tem pleno conhecimento. Evite também baixar arquivos de páginas suspeitas que aparecem por meio de links e janelas pop-up. Se já foi infectado, neste link do Techtudo você pode acessar um tutorial que ajudará na remoção do vírus.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760