13 de Maio de 2024
13 de Maio de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Sábado, 30 de Maio de 2015, 07:30 - A | A

Sábado, 30 de Maio de 2015, 07h:30 - A | A

Educação

Campus de Várzea Grande já é realidade, afirma pró-reitor da Universidade Federal de Mato Grosso

Previsto para ser entregue em 2014, o campus da Universidade Federal de Mato Grosso em Várzea Grande ainda não está concluso

por Edina Araújo / VG Notícias

Previsto para ser entregue em 2014, o campus da Universidade Federal de Mato Grosso em Várzea Grande ainda não está concluso, contudo, já é uma realidade, garante o pró-reitor do campus, Adnauer Tarquínio Daltro, no cargo desde setembro de 2014.

Ofertando cinco cursos de engenharias – de Minas, Transporte, Automação e Controle, Computação e engenharia Química, os acadêmicos de Várzea Grande estão instalados provisoriamente no subsolo do bloco Didático I, no campus de Cuiabá.

“Havia uma previsão para o campus ser entregue ainda este ano, estamos construindo três blocos e estes já seriam necessários para acomodar as turmas que já temos hoje. Porém, temos alguns problemas relacionados à parte de infraestrutura, compromisso do governo do Estado. Há uma ponte sobre o córrego do Pari que precisa ainda ser executada, mas temos notícias que ela já foi licitada e o governador já está providenciando a ordem de serviço para que seja construída”, explica.

Conforme ele, até o início de 2016, os acadêmicos já estarão no campus em Várzea Grande. “Contando com todos estes aspectos, adiamos essa posse em Várzea Grande para o começo de 2016. Em março do ano que vem já é uma primeira previsão, é logico que dependemos dessas infraestruturas que não é diretamente da UFMT, são dos parceiros”.

Sobre a demora na entrega, Daltro garante que mesmo com todos os impasses, a Universidade está dentro do cronograma inicial, e tem o apoio dos 240 acadêmicos.

“Todo projeto vai para licitação, todo processo foi demorado, então foram questões do processo burocrático. Se acompanharmos o momento que foi dado à ordem de serviço até o pé em que está, nós estamos dentro do cronograma correto. E os alunos estão sabendo, inclusive, temos apoio de muitos deles, e estamos dando conta. Na verdade, nós antecipamos a chamada, porque a demanda é muito grande, e temos uma estrutura em Cuiabá dando sustentação”.

Sobre a possibilidade de Várzea Grande ofertar outros cursos além da área, Daltro afirma que o compromisso com o Ministério da Educação (MEC) é ter um campus dedicado às engenharias.

“Nesses cinco primeiros anos nosso compromisso é ter um campus dedicado ás engenharias e tecnologias. Logo em seguida, há abertura para mais cinco cursos de engenharia. Então teremos um campus abarcando, em menos de 10 anos, 10 cursos nas áreas de engenharia”, finaliza.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760