12 de Maio de 2024
12 de Maio de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quinta-feira, 23 de Maio de 2013, 14:25 - A | A

Quinta-feira, 23 de Maio de 2013, 14h:25 - A | A

Deputado diz que Zanatta irá “quebrar” empresas de Várzea Grande ao conceder incentivos à Havan; “Ele não sabe de nada e fica falando besteira” rebate secretário

por Lucione Nazareth/VG Notícias

O deputado Ademir Brunetto (PT) em entrevista ao VG Notícias voltou a criticar a atitude do secretário de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Alan Zanatta, na possibilidade em fornecer incentivos fiscais à loja de departamento Havan. Segundo o parlamentar, os benefícios que Zanatta vem proporcionando para algumas empresas é uma forma dele se autopromover, pensando nas eleições de 2014.

“Essas concessões de incentivos é para ele se promover politicamente, já que está pensando em ser candidato em 2014. Ele vem formando sua base política por meio de incentivos fiscais” declarou o petista.

Conforme o deputado, o incentivo fiscal que deve ser fornecido para a Havan está sendo feito de forma diferenciada e também provocará uma grande “quebradeira” nas empresas do Estado, do mesmo seguimento da Havan – as de departamento.

“O secretário Alan Zanatta está oferecendo as lojas Havan um incentivo de forma diferenciada, isso não pode. Com isso vai provocar uma “quebradeira” aos demais empresários deste setor de departamentos, além disso, o Estado ficará sem receber dinheiro para investir na educação, na saúde, na infraestrutura de Mato Grosso”, destacou Brunetto.

Segundo ele, Zanatta disse para os deputados que serão concedidos para a Havan apenas 3% de desoneração - cerca de R$ 10 milhões por ano que deixará de ser arrecadado da empresa-, ocasionando um quebra no sistema comercial de Mato Grosso, principalmente no comércio de Várzea Grande onde será instalada a Centro de Distribuição da empresa, acabando assim com a concorrência.

“Muitas lojas de Várzea Grande vão ter que fechar as portas, porque criando esse incentivo para esta empresa o Zanatta simplesmente vai acabar com a concorrência neste seguimento de departamento no município, provocando desemprego. Além disso, isso é ilegal, incentivos fiscais tem que ser dado para indústrias e não para empresas de departamentos”, frisou o parlamentar.

Outro Lado – O secretário de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Alan Zanatta, em entrevista ao VG Notícias negou que vem concedendo incentivos fiscais pensando no pleito de 2014 e disse que o deputado Brunetto não entende nada sobre Prodeic - Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial-, que possibilita os incentivos fiscais do Estado para empresas.

“Não sou político e muito menos dependo da política. O deputado Brunetto não sabe de nada e fica falando besteira. A Prodeic possibilita incentivos fiscais a indústrias e também a Centro de Distribuição, que é o caso das lojas Havan”, esclareceu Zanatta.

Segundo ele, a loja de departamento quer instalar um Centro de Distribuição que pode ser em Cuiabá ou em Várzea Grande e a mesma não vai quebrar nenhum estabelecimento comercial e ainda irá gerar empregos. “Se as lojas Havan gerar 2.300 mil empregos como está no contrato, vamos sim dar o incentivo fiscal a empresa”, garantiu o secretário.

Ele disse ainda; “O deputado Ademir Brunetto tem que trabalhar mais por Alta Floresta e não espantar os empresários que querem investir no Estado. Hoje ele é um deputado que se encontra afastado até mesmo na Assembleia” finalizou.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760