26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Eleições 2012 Domingo, 07 de Outubro de 2012, 10:49 - A | A

Domingo, 07 de Outubro de 2012, 10h:49 - A | A

SP

Candidatos e políticos votam em SP

Chalita foi o primeiro candidato a votar neste domingo. Votação ocorre até as 17h.

G1

 

Candidatos à Prefeitura de São Paulo, políticos e lideranças aproveitaram as primeiras horas de abertura das urnas para registrar seus votos.

Entre os candidatos, Gabriel Chalita, do PMDB, foi o primeiro a votar neste domingo (7). Ele compareceu a sua seção eleitoral, no Colégio Sion, em Higienópolis, por volta das 9h30. Ele estava acompanhado do vice-presidente da República, Michel Temer.

A candidata Soninha Francine, do PPS, esteve por volta das 10h15 no campus de Perdizes da Pontifícia Universidade Católica (PUC) para votar. Pouco depois, Paulinho da Força (PDT) votou na Escola Estadual Professor Edgard Pimentel Rezende, em Brasilândia, Zona Norte.

O candidato do PRB, Celso Russomanno, votou pouco antes das 10h30, no Colégio Santo Américo, na Vila Sônia, na Zona Sul.

José Serra, do PSDB, votou no Colégio Santa Cruz, no Alto de Pinheiros, na Zona Oeste, pouco depois das 11h. Ele estava acompanhado do neto. No mesmo horário, também acompanhado da família, Haddad esteve na Universidade Ibirapuera, em Indianópolis, para registrar seu voto.

Políticos - Mais cedo, por volta das 8h15, o prefeito da capital, Gilberto Kassab (PSD) votou no Colégio Santa Cruz, em Alto de Pinheiros, na Zona Oeste.

O vice-presidente Michel Temer votou por volta das 10h15 no campus de Perdizes da Pontifícia Universidade Católica (PUC).

O ex-presidente Lula chegou para votar na Escola Estadual João Firmino, em São Bernardo do Campo, no ABC, por volta das 11h30. Dada a grande presença de jornalistas e de eleitores à espera dele, o TRE colocou uma grade de proteção da entrada do colégio até a seção de número 70, onde o petista vota. Lula estava acompanhado da ex-primeira dama Marisa Letícia e do candidato do PT à Prefeitura de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho.

As seções eleitorais abriram às 8h e os paulistanos podem votar até as 17h para escolher o novo prefeito de São Paulo e os 55 vereadores da Câmara Municipal. Os eleitores têm 12 opções de candidatos à Prefeitura e 1.227 de parlamentares, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Hora do voto - A maioria dos candidatos a prefeito devia votar no período da manhã, segundo suas assessorias. Estava previsto que Carlos Giannazi (PSOL) seguisse por volta das 10h à Nova Escola, no bairro Vila Mascote, Zona Sul.Levy Fidelix (PRTB) deve votar às 12h no Instituto de Educação Beatíssima Virgem Maria, na Zona Sul; José Maria Eymael (PSDC) iria às 11h ao Colégio Palmares, em Pinheiros, Zona Oeste; Ana Luiza (PSTU) deveria votar às 10h à Faculdade de Belas Artes, na Vila Mariana. O candidato Miguel (PPL) votaria por volta das 10h no Instituto de Cegos Padre Chico, no Ipiranga. Anaí Caproni (PCO) vota no Colégio Pré-Médico, na Lapa, Zona Oeste, mas o horário não foi divulgado.

Disputa acirrada - Caso se confirme nas urnas o que as pesquisas de intenção de voto apontam, a corrida para a Prefeitura paulistana será acirrada. Os levantamentos indicam que certamente haverá segundo turno na cidade. A dúvida, porém, é sobre quem vai seguir na disputa.

Celso Russomanno (PRB), José Serra (PSDB) e Fernando Haddad  (PT) estão praticamente empatados. A briga pela liderança da maior cidade do país, aparentemente, será voto a voto.

Segundo pesquisa do Instituto Datafolha divulgada no sábado (6), os três estão empatados tecnicamente. Considerando apenas os votos válidos, ou seja, sem contar os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos, Serra tem 28% das intenções, seguido de Russomanno, com 27%, e Haddad, com 24%. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Encomendada pela TV Globo e pelo jornal “Folha de S.Paulo”, a pesquisa foi realizada nos dias 5 e 6 de outubro. Foram entrevistadas 3.959 pessoas na cidade. Ela está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP), sob o número SP-01778/2012.

O Ibope também mostrou equilíbrio entre os três candidatos. Pesquisa também divulgada na véspera da eleição aponta que Russomanno, Serra e Haddad estão empatados, cada um com 26% dos votos válidos. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. Segundo o Ibope, o "empate triplo na véspera da eleição traz indefinição sobre quem disputará o segundo turno em São Paulo".

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal "O Estado de S.Paulo". Foram entrevistadas 1.204 pessoas na cidade de São Paulo entre os dias 4 e 6 de outubro. Ela está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP), sob o número SP-01824/2012.

 

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760