19 de Maio de 2024
19 de Maio de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Fatos de Brasília Terça-feira, 07 de Maio de 2024, 10:53 - A | A

Terça-feira, 07 de Maio de 2024, 10h:53 - A | A

guarda compartilhada

Projeto de lei regulamenta guarda de animal de estimação após separação

A proposta prevê divisão equilibrada da responsabilidade pelos cuidados e custos do animal

Carlos Oliveira/Fatos de Brasília

A Câmara dos Deputados discute um projeto de lei que estabelece regras para o compartilhamento da guarda de animais de estimação de casais separados. A proposta prevê a divisão equilibrada da responsabilidade pelos cuidados e custos do animal, conforme decisão judicial específica para cada caso.

Segundo o texto, com o fim de casamento ou união estável, o tempo de cada um com o animal será distribuído levando-se em conta o ambiente mais adequado, a disponibilidade para cuidado e as condições de trato e sustento que cada parte apresenta.

As despesas ordinárias com alimentação e higiene ficarão com quem estiver com o animal. As demais, como gastos com consultas veterinárias, internações e medicamentos, serão divididas igualmente entre as partes.

Penalidades

O projeto determina que o descumprimento imotivado e reiterado dos termos da custódia compartilhada levará a perda definitiva, sem direito à indenização, da posse e da propriedade do animal de estimação.

Em caso de maus-tratos contra o animal, o agressor também perderá os referidos direitos, sem prejuízo da apuração da responsabilidade criminal.

Próximos passos

A proposta tramita em caráter conclusivo nas comissões de Meio Ambiente e de Constituição e Justiça. Ou seja, não precisará passar pelo plenário, a menos que um grupo de deputados apresente um requerimento para isso.

 

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760