14 de Maio de 2024
14 de Maio de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Eleições 2018 Terça-feira, 21 de Agosto de 2018, 10:39 - A | A

Terça-feira, 21 de Agosto de 2018, 10h:39 - A | A

Suposto crime eleitoral

Em MT, 15 candidatos podem ter impulsionado publicações em data proibida; Facebook terá que fornecer dados

Lucione Nazareth/ VG Notícias

A suspeita é de indícios de irregularidades

O juiz-membro do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MT), Jackson Francisco Coleta Coutinho, concedeu prazo de cinco dias para que o Facebook apresente à Justiça Eleitoral de Mato Grosso informações sobre a contratação de serviço de impulsionamento de postagens em favor de 15 candidatos que irão disputar as eleições deste ano. A suspeita é de indícios de irregularidades.

De acordo com os autos, as informações são referentes ao impulsionamento de postagens por parte de candidatos no período compreendido entre 01 de maio de 2018 até 16 de agosto de 2018 - data cuja propaganda eleitoral é proibida pela lesgislação.

No processo cita que o Facebook irá fornecer informações sobre perfis do governador e candidato à reeleição, Pedro Taques (PSDB); do candidato Mauro Mendes (DEM) e do seu vice Otaviano Pivetta (PDT) e do candidato ao Governo Wellington Fagundes (PR).

Também serão averiguados impuslionamentos em perfis dos candidatos ao Senado da República: Jaime Campos (DEM), Procurador Mauro (PSOL), Nilson Leitão (PSDB), Carlos Fávaro (PSD), Adilton Sachetti (PRB), Selma Arruda (PSL) e Maria Lúcia (PC do B).

Ainda, a Justiça irá apurar possíveis irregularidades relacionadas ao senador e candidato a deputado federal, José Medeiros (Podemos); o deputado estadual e candidato à reeleição, Jajah Neves (PSDB); o deputado estadual e candidato a deputado federal Adriano Silva (DEM); o ex-secretário adjunto de Turismo e suplente na chapa de Nilson Leitão, Luis Carlos Nigro (PSDB); o ex-secretário de Minas e Energia do Estado, Alan Zanatta (PTB); e candidato a deputado estadual Ulysses Moraes (PSDC).

Consta ainda, dois ex-pré-candidatos que não irão disputar as eleições deste ano, sendo eles: o ex-prefeito de Sorriso (398 km de Cuiabá), Dilceu Rossato que chegou a lançar pré-candidatura ao Governo do Estado pelo PSL, mas que deixou a disputa após a sigla se unir no projeto político de reeleição de Pedro Taques, e a empresária Margareth Buzetti que foi pré-candidata ao Senado da República pelo PP.

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760