26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Eleições 2012 Terça-feira, 21 de Agosto de 2012, 09:35 - A | A

Terça-feira, 21 de Agosto de 2012, 09h:35 - A | A

Na Gazeta, Toninho Domingos chama Tião de Judas e traidor; Justiça determina que site retire matéria do ar e se abstenha de publicar calúnias contra candidato

por Rojane Marta/VG Notícias

A família Domingos, do ex-prefeito de Várzea Grande Murilo Domingos (PR), está dando total apoio à família Campos, nestas eleições, rumo ao comando da Prefeitura municipal. As duas famílias que diziam ser oposição nas eleições de 2008, hoje caminham juntas.

Toninho Domingos, irmão de Murilo, é um dos que abriu os braços para acolher a candidatura da democrata Lucimar Campos. O empresário, além de ceder áreas de sua propriedade para a publicidade da candidata, tem dado entrevista em meios de comunicação para ajudar a “detonar” o atual prefeito e candidato a reeleição Tião da Zaeli (PSD).

Na edição 7.539 do jornal “A Gazeta”, que circulou em 14 de agosto deste ano, Toninho foi o entrevistado do periódico, e teceu criticas ao atual gestor de Várzea Grande.

Na matéria cujo título é: “O escondido”, Toninho taxou Tião da Zaeli de “Judas e traidor”, dizendo que ele não tem coragem de usar seu nome próprio, e usa a marca de produtos alimentícios (Zaeli) para se apresentar.

Diante dos “ataques” de Toninho Domingos, Tião ingressou com uma representação eleitoral na 49ª Zona Eleitoral, solicitando direito de reposta ao jornal. Em sua representação, Tião alegou que a matéria veiculada objetiva lhe caluniar, difamar e injuriar, visando desequilibrar o pleito eleitoral, uma vez que o Toninho Domingos é aliado político da candidata a Prefeitura de Várzea Grande Lucimar Campos.

“Postula, liminarmente, que o jornal A Gazeta se abstenha de divulgar matérias ofensivas em face do representante sem que se conceda o direito de resposta, bem como a retirada de matéria veiculada no site. Ao final, requer a total procedência do pedido, para deferir o direito de resposta pelo requerente no mesmo veículo, espaço, local horário, página eletrônica, tamanho, caracteres e outros elementos de realce usados na ofensa. Ainda, a remessa dos autos ao Ministério Público para apuração de crime eleitoral por parte do representado” diz trecho da representação.

A juíza eleitoral Marielza Vitório, concedeu o pedido e determinou a notificação do jornal “A Gazeta” para que se abstenha de publicar qualquer notícia ou comentário que denigram a imagem e a honra de Tião da Zaeli, bem como para retirar imediatamente a matéria em questão do site.

“No expediente publicitário levado a efeito, o representado publicou ofensas em face do representante, ao dizer onde consta que ele é Judas e traidor. A referida matéria foi veiculada durante o processo eleitoral e as atribuições proferidas a TIÃO DA ZAELI são sérias e suficientes a desestabilizar sua candidatura, eis que atinge sua imagem.

A internet é território livre e, muito embora, democraticamente, seja mesmo importante que assim permaneça, não se pode menosprezar o fato de que não são todos que dela participam que têm compromisso com a verdade. Por sua vez, o periculum in mora se faz presente uma vez que a permanência do expediente publicitário no site, denegrindo a imagem do representante, pode prejudicar o pleito eleitoral. Pelo exposto e por tudo mais que dos autos consta, DEFIRO o pedido de liminar, razão pela qual DETERMINO a notificação do representado A Gazeta para que se abstenha de publicar qualquer notícia ou comentário que denigram a imagem e a honra do candidato TIÃO DA ZAELI, bem como para que, se houver, retire imediatamente a matéria em questão do respectivo site. Notifique-se o representado para apresentar defesa no prazo de 48 horas (artigo 8º, da Resolução TSE 23.370 e artigo 96, §5º, da Lei 9.504/97)” despachou a magistrada.

 

Eleições 2008 – Nas eleições municipais passada (2008) – onde Murilo Domingos disputou a prefeitura com o deputado federal Júlio Campos (DEM), Toninho Domingos era crítico “ferrenho” dos Campos.

Na ocasião ele chegou a xingar os Campos de “canalhas” e que ainda, afirmou na época que eles só fazem campanha jogando sujo. Clique aqui e confira matéria relacionada.

 

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760