26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Copa do Mundo Quinta-feira, 13 de Dezembro de 2012, 12:00 - A | A

Quinta-feira, 13 de Dezembro de 2012, 12h:00 - A | A

Governo do Estado assina ordem de serviço para a construção da terceira etapa do Aeroporto Marechal Rondon

por Lucione Nazareth/VG Notícias

 

O governador Silval Barbosa (PMDB) assinou nesta quinta-feira (13.12), a ordem de serviço para a construção da terceira etapa do Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande.  As obras fazem parte da reforma e ampliação do aeroporto visando a Copa do Mundo de 2014.

Silval Barbosa disse que esta terceira etapa do processo de ampliação do aeroporto, é de grande importância porque marca mais uma conquista para o Estado a fim de melhor atender a população de Cuiabá e Várzea Grande, que utilizam o espaço do aeroporto.

“Não vai ter problema, não vai ter falta de dinheiro, então agora é mão na obra, para concluirmos mais esta etapa”, disse.

De acordo com ele, as obras já tinham que ter se iniciado há algum tempo, mas descartou a hipótese de atraso em relação ao cronograma das obras em relação à Copa do Mundo. “Nós não estamos atrasados em relação ao cronograma de obras para a Copa do Mundo. Nós tínhamos condições de ter executado bem antes do prazo, em função de algumas correções de projetos, alterou o prazo de licitação e demanda mais tempo, mas tudo dentro do cronograma” esclareceu o governador.

Silval ainda declarou que têm pessoas e empresas que querem barrar as obras voltadas para Copa do Mundo, ingressando com ações na justiça. “Têm pessoas que querem barrar as obras, ingressando com ações na justiça, toda a briga e o embate judicial são prejuízos para o Estado e para o progresso”, destacou o peemedebista.

As ações que entraram na justiça contra as obras da Copa, são a do estádio de futebol Arena Pantanal, a do VLT que por duas vez mandou parar a obra e a do Terminal de desembarque do aeroporto Marechal Rondon.

Quem esteve presente no evento foi o presidente da Infraero Antônio Gustavo Matos do Vale, que revelou a importância do apoio do Estado nas obras do aeroporto. “A Infraero não tinha como fazer a obra, se não fosse à parceria com o Estado. Estamos fazendo 158 obras em todo o país, sendo que 15 em aeroportos, não daríamos conta de tudo”, disse Antônio do Vale.

Ele pediu para a população ter paciência em relação aos transtornos em relação na hora de desembarque, e na hora de embarque, inclusive para estacionar. O presidente da Infraero garantiu que todo este transtorno será recompensado no futuro.

“As pessoas que utilizam do aeroporto tenham paciência, vamos fazer o possível para que os transtornos sejam o menor possível, mas tudo será recompensado no futuro, com um aeroporto maior, mais bem estruturado e que vai melhor atender a todos que dele utilizarem”, finalizou.

O presidente da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), Maurício Guimarães, também garantiu que os transtornos de hoje serão benefícios no futuro. “Os transtornos de hoje tanto para chegar ao aeroporto, como para utilizar o aeroporto são temporários, mas a população vai ter benefícios no futuro”, garantiu o secretário.

Reforma do Terminal de Desembarque - Com a reforma e ampliação, a área construída passará dos atuais 5.460 para 13.200 metros quadrados. A capacidade também subirá de 2,5 milhões para 5,7 milhões de passageiros ao ano, oferecendo melhor estrutura e segurança.

As intervenções no aeroporto estão orçadas em R$ 77,2 milhões, e abrangem a reforma e ampliação do terminal de passageiros (A, B e C), incluindo instalação de pontes de embarque; reforma e adequação da via de serviço; nova sinalização horizontal do pátio da aeronave; e reforma adequação e ampliação do sistema rodoviário interno do aeroporto.

Também será feita a adequação e ampliação do estacionamento do terminal de passageiros; a ampliação da Central de Utilidades; nova área de equipamentos de rampa, e ampliação dos sistemas de infraestrutura básica (redes de energia elétrica, água, esgotos sanitários, águas pluviais e telecomunicações).

A obra será executada pelo Consórcio Marechal Rondon (Engeglobal, Farol Empreendimentos e Multimetal Engenharia). O prazo de entrega é dezembro de 2013.

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760